icone

WordPress ou blogspot, qual é o melhor para criar um blog gratuito?

Uma pessoa, pequena empresa, escola, profissional liberal ou outra organização qualquer que deseja manter um blog gratuito pode optar pelo Wordpress, blogspot ou outros, mas qual é o melhor

 

Uma pessoa, pequena empresa, escola, profissional liberal ou outra organização qualquer que deseja manter um blog gratuito pode optar pelo WordPress, blogspot ou outros, mas qual é o melhor para criar um blog gratuito?

PG – PG

// Respostas

As duas principais ferramentas de blogs são WordPress e Blogger (blogspot).

WordPress

O WordPress é a ferramenta mais usada por profissionais de blogs. Ela tem recursos mais avançados e permite aos blogueiros profissionais criarem blogs sofisticados. Como desvantagem tem o fato do cadastro e a criação do blog ser em inglês. Só depois que o blog estiver criado é possível mudar o idioma para português.

A criação do blog é feita no endereço www.wordpress.com e caso tenha dificuldades, use o tutorial disponível no menu ao lado que mostra passo a passo como criar e configurar o WordPress.

Muitas pessoas preferem o wordpress pelo fato dele oferecer a possibilidade de você baixar o software dele e instalar no seu próprio domínio e na sua hospedagem. Os blogueiros profissionais fazem isso, também muitos desenvolvedores tem o usado o WordPress para criar sites corporativos para empresas, profissionais liberais, entre outros. Eu mesmo faço as duas coisas e funciona muito bem.

Para quem deseja usar esta opção o endereço é www.wordpress.org. Contudo é importante deixar claro que neste caso específico é necessário ter conhecimentos de programação, banco de dados e gerenciamento de sites.

Blogger / Blogspot

O Blogger ou Blogspot é a ferramenta de blogs do Google e é mais indicada para iniciantes. Atualmente ela conta com muitos recursos, chegando muito próximo do WordPress e tem como vantagem de ser em português, inclusive o cadastro e criação do blog.

A indicação então a seguinte: Para quem já tem alguma expertise e um pouco de domínio do idioma inglês, o wordpress é uma boa opção; para os iniciantes o Blogspot é mais indicado.



 

Outras Perguntas Frequentes: