Vestibular de faculdades particulares é fácil de passar?

Dizem que as faculdades particulares tem um vestibular super fácil de passar. É verdade que qualquer pessoa consegue passar nesses vestibulares ou não é bem assim?

É verdade que qualquer pessoa consegue passar nesses vestibulares ou não é bem assim? Uma pessoa precisa estudar para fazer ou pode ir de boa que é fácil mesmo?

// Respostas

Existem sim muitos comentários desta natureza que afirmam que passar em um vestibular em uma universidade ou faculdade particular é muito fácil e qualquer pessoa consegue passar sem muitos esforços, mas será que isso é mesmo verdade ou que podemos aplicar estes conceitos a todas as instituições particulares, sem exceção?

Públicas versus particulares

Primeiro é preciso entender que há uma diferença entre uma universidade pública e outra particular. Vou exemplificar assim: A USP que é pública tem 50 vagas para uma turma de um curso qualquer e a Unip que é particular tem também 50 vagas para o mesmo curso.

Obviamente que os candidatos irão escolher a USP, afinal ela é gratuita e ai a demanda por essas vagas serão grande e a USP terá de selecionar apenas os melhores e para isso aplica uma prova de vestibular bem difícil. Já a Unip tem o problema do curso ser pago e ai já elimina muita gente e ela corre inclusive o risco de não fechar a turma, caso as 50 vagas não sejam preenchidas. Desta forma não há necessidade de fazer um filtro muito apurado.

Exceções

Contudo o conceito acima não é verdadeiro também para todos os casos, pois há diversas faculdades particulares muito concorridas e com vestibulares bastante difíceis, como acontece em algumas unidades da PUC, Mackenzie, FGV e outras deste tipo.

Portanto não podemos generalizar, embora em boa parte dos casos realmente é fácil entrar, talvez pelos motivos acima expostos.

Veja outras respostas:


É sim. essas sugestões de entrar em faculdade privada é fácil porque eu fiz um vestibular para uma das melhores universidades particulares do Ceará chamada UFC e passei ingressei em medicina e já estou quase terminando. Essa foi minha opinião. É muito fácil é só você confia em deus e na sua experiência própria, se você confia em deus tudo você vai conseguir tenha fé e persistência e procure estudar muito que você consegue o vestibular que eu indico para vcs é o ENEM. Porque no ENM cai muitas coisas que você estudou no ensino médio, e vão em frente.

vitor - ceará


Bom vou fazer vestibular para faculdade particular daqui há duas semanas, muitos me falam que é muito fácil passar nela, mas estou com receio mesmo assim de ñ passar, por isso é bom estudar nem que seja o básico pra você ñ chegar lá sem saber de nada. Então estude pelo ou menos interpretação e redação :)

Adrielly - Águas Lindas