Vantagens e desvantagens de curso técnico reconhecido pelo MEC

Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens de fazer um curso tecnico reconhecido pelo MEC. Em que eu sairia prejudicada se optasse por fazer um curso que não é certificado?

Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens de fazer um curso técnico reconhecido pelo MEC. Em que eu sairia prejudicada se optasse por fazer um curso que não é certificado?

Estela - São Paulo/São Paulo


Pergunta 2:

Quero saber se já faço um curso técnico pelo MEC, posso fazer uma faculdade pelo MEC? Ou se ainda posso financiar a faculdade pelo FIES?

ANA - Montes Claros/ Minas Gerais

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

As vantagens de fazer curso técnico que é reconhecido pelo Ministério da Educação é que você tem a garantia de que o curso ou a escola onde você está estudando irá cumprir uma série de exigências estabelecidas pelo MEC para garantir a qualidade mínima do curso. Desta forma espera-se que você não seja lesado e ao concluir o curso você tenha obtido o patamar desejado para aquele programa. Como desvantagem eu não vejo necessariamente nenhuma, pois se o curso é reconhecido ou autorizado pelo MEC então a escola recebeu a vistoria e aprovação do Ministério da Educação para ministrar aquele programa.

Curso técnico não reconhecido

Agora fazer um curso técnico que não tenha reconhecimento ou autorização do Ministério da Educação pode ser bastante prejudicial uma vez que você não terá supervisão do órgão e não terá nenhuma garantia de que o curso está sendo ministrado dentro dos padrões estabelecidos pelo MEC. Outra coisa é que o seu diploma ou certificado não terá a mesma validade se você fizesse um curso em uma escola é legalizada. Pense nisso.


Resposta para a pergunta 2:

Primeiro é preciso entender o que você quer dizer em fazer um curso técnico e faculdade pelo MEC. Acredito que no caso do curso técnico você esteja fazendo referência ao Sisutec que é financiado pelo governo federal e no caso da faculdade esteja falando do SISU que é o processo de escolha do MEC de alunos paras as universidades federais e portanto financiado pelo governo também. Há ainda outra alternativa para os cursos superiores que é o Prouni que financia cursos superiores para alunos que estudam em universidades particulares.

No caso da educação superior não é possível optar pelo SISU e Prouni ao mesmo tempo, o mesmo se aplica a alunos que já ocupam uma vaga em cursos de nível técnico como o Sisutec. Na verdade o governo federal não permite que você ocupe duas vagas gratuitas ao mesmo tempo em cursos técnicos ou faculdades ou com bolsas do Prouni, por exemplo.

Portanto o Ministério da Educação – MEC só irá lhe conceder uma vaga no Sisutec ou no Prouni ou no SISU. Mas isto é para vagas simultâneas, se após ter terminado o SISUtec, CREIO que você poderia concorrer sim a uma vaga no SISU ou no Prouni. Pelo menos os sites dos programas citados não informam nada que contrarie isso.