icone

Vale a pena ser professor?

Parece que a profissão de professor é uma daquelas mais desvalorizadas, pelo menos é conclusão que se chega com as inúmeras reclamações da classe com os baixos salários, as diversas situações

 

Parece que a profissão de professor é uma daquelas mais desvalorizadas, pelo menos é conclusão que se chega com as inúmeras reclamações da classe com os baixos salários, as diversas situações onde a condição de trabalho não é boa, entre outros. Afinal, vale a pena ser professor ou não?

PG – PG

// Respostas

De fato a profissão de professor é bastante desmerecida em muitas situações, existe também aqueles profissionais que dão uma forcinha e desmerecem mais ainda de forma a fazer as pessoas acreditarem que não vale a pena ser professor.

As reclamações mais comuns são os famosos baixos salários, a longa jornada de trabalho que muitos se submetem para tentar compensar a baixa remuneração e também as condições de trabalho não muito favoráveis em boa parte das situações. São alunos desrespeitosos, violentos, pouco compromissados com os estudos e muitos pais indiferentes com a situação dos filhos. Esse quadro não é incomum e aparece e diversos cenários.

Mas ainda assim acredito que vale a pena ser professor, seja ele de educação infantil, educação básica, técnica, superior e outros. O motivo é que a profissão é muito nobre, afinal as letras que escrevo e que você lê são frutos do trabalho desses profissionais. O papel do professor para a sociedade é de extrema importância e portanto não dá para pautar o valor da profissão apenas pelo salário é preciso ter um olhar mais amplo. Mesmo na questão do salário a situação não chega a ser tão ruim assim, pois há muitos professore que recebem uma boa remuneração e se considerar o plano de carreira e outros benefícios, então financeiramente não chega a ser tão ruim. Claro que há regiões do país onde o quadro acima não se aplica.



 

Outras Perguntas Frequentes: