Vale a pena fazer administração, direito ou jornalismo?

Será que vale a pena fazer administração, direito ou jornalismo? Qual dessas graduações dá melhor perspectivas em termos de mercado de trabalho e remuneração?

Pergunta 1:

Um curso superior na área de administração ou jornalismo pode ser bom para uma pessoa no futuro para atuar no mercado de trabalho. Vale a pena fazer administração ou jornalismo ou são cursos com áreas muito saturadas e com poucas oportunidades de trabalho?


Pergunta 2:

Entre os cursos superiores o direito, administração e jornalismo são bastante procurados, mas por que será que tem tanta procura? Vale a pena financeiramente fazer algum desses cursos visando uma carreira sólida e ganhar um bom dinheiro como advogado, administrador ou jornalista?


Pergunta 3:

Será que vale a pena investir tempo para fazer uma faculdade de administração de empresas? Como é o mercado de trabalho? Compensa o salário e as condições de trabalho?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

O curso superior de administração de empresas é um dos cursos mais procurados e ofertados no país, talvez seja a alta demanda por esse tipo de profissional que motiva alunos a buscá-lo e as universidades em oferecê-lo. Também conta o fato da administração ser muito geral e bastante assimilável, uma vez que os conceitos de adm não são incomuns e mesmo quem nunca foi à faculdade usa esses conceitos no dia a dia.

Uma coisa é certa: o mercado de trabalho é amplo o que significa que mesmo que exista muita gente formada em ADM, há também muita oferta de trabalho nas diversas áreas da administração. Particularmente acho que vale a pena fazer administração de empresas.

Jornalismo

O jornalismo é um pouco mais específico em termos de mercado de trabalho, normalmente as opções estão nas empresas de jornais, rádio, TV, Revistas, sites jornalísticos, assessoria de imprensa e similares. Não chega a ser ruim, mas é importante atentar para o mercado local e quais as opções de trabalho você teria em sua região. Vale a pena fazer jornalismo, mas é preciso levar em conta essa limitação que ocorre em algumas regiões.

Resposta para a pergunta 2:

Cada pessoa tem uma opinião a esse respeito portanto não é possível determinar se vale a pena fazer direito, administração ou jornalismo  baseado em nossos produtos pressupostos. Mas uma coisa é certa a respeito desses cursos: existe bastante procura no mercado de trabalho, especialmente o curso de administração que tem uma vasta área de atuação em empresas, bancos e outros tipos de instituições.

O curso de direito é mais indicado para quem deseja ter uma profissão um pouco mais autônoma, embora seja possível você ser um advogado de uma empresa, na prática é mais comum o exercício da profissão com escritório próprio. A remuneração de um advogado geralmente é por comissão das causas que ele defende e mais um valor fixo que é cobrado por cada tipo de causa. É possível ganhar um dinheiro.

O administrador é mais comum de se encontrar em empresas, bancos outras empresas comerciais. Sua remuneração depende muito do tipo da empresa e outros fatores, mas pode ser uma boa remuneração. Como vantagem há um  mercado de trabalho bastante amplo, o que significa que há uma probabilidade muito menor do que ficar desempregado por muito tempo.

O jornalismo é bastante procurado mas tem um mercado de trabalho um pouco mais limitado, uma vez que a sua atuação ocorre dentro de algumas empresas de comunicação como rádio, TV, jornais, revistas, sites de notícias e outros do gênero. O jornalista poderá ganhar bastante dinheiro mas isto geralmente ocorre nos grandes centros apenas.

Resposta para a pergunta 3:

Administração é uma área com um enorme mercado de trabalho e também com uma enorme competição. Creio que vale a pena sim, pois formado em administração você poderá atuar como administrador do seu próprio negócio. Existem pessoas de outras áreas que fazem administração buscando conhecimento para administrar seus negócios, sua carreira e outros.

Sou professor em uma das maiores escola técnica do país e nos cursos de tecnologia da informação e computação gráfica, passamos a ter um módulo de gestão, exatamente pela necessidade que profissionais desta área tenham da administração.