icone

Tipos de livros: obras de refência e livros sequenciais

Tipos de livros: Basta ir a uma livraria para observar uma variedade enorme de livros, mas existem classificações específicas de livros, ou seja, quais os tipos existem?

 

Os livros são importantes na formação, cultura e transmissão de conhecimento de uma pessoa para outra ou de uma geração para outra. Basta ir a uma livraria para observar uma variedade enorme de livros, mas existem classificações específicas de livros, ou seja, quais os tipos existem?

PG – PG

// Respostas

Os livros possuem diversas classificações, as duas categorias mais usadas são:

Obras de Referência

Anuário: É basicamente uma publicação anual que registra informações de atividades, bem como artes, literatura, profissões, economia entre outros. Geralmente empresas e instituições utilizam para relatar as suas atividades ao longo do ano.

Biografia: Em uma biografia o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas.

Dicionário: É uma compilação de palavras ou dos termos próprios, ou ainda de vocábulos de uma língua, quase sempre dispostos por ordem alfabética e com a respectiva significação ou a sua versão em outra língua.

Manual: Se trata de um livro, folheto ou arquivo informático que ensina a operar um equipamento, um objeto, um software ou uma ferramenta. Muitas vezes o manual vem com imagens, para não só ilustrá-lo, como ajudar na compreensão.

Enciclopédia: Uma coletânea de textos bastante numerosos, cujo objetivo principal é explicar o melhor possível o estado atual do conhecimento humano.

Guia Turístico

Livro Didático: Livro de caráter pedagógico

Relatório: Um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento que esteja finalizado ou em andamento.

Vade Mécum: Instrui o leitor a fazer determinadas tarefas.

Livros Sequenciais

Ensaio: É um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema.

Memórias: É tipicamente um gênero em que o narrador conta fatos da sua vida.

Romance: Uma composição poética popular, histórica ou lírica.

Novela: É uma narração em prosa de menor extensão do que o romance.

Poesia: É um gênero textual em versos.

Teatro: Forma literária clássica, composta basicamente de falas de um ou mais personagens.

Biografia: Em uma biografia o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas.

História em Quadrinhos:  Um gênero textual narrativo que consiste em enredos contados em pequenos quadros através de diálogos diretos entre seus personagens, gerando uma espécie de conversação.



 

Outras Perguntas Frequentes: