Tipos de governo: Monarquia, república, ditadura e anarquismo

O governo de um país pode ser bem diferente do outro quanto a maneira de governar, relacionar-se com a população, entre outras. Por exemplo, o Brasil é democracia, alguns países ainda têm regimes totalitários.

O governo de um país pode ser bem diferente do outro quanto a maneira de governar, relacionar-se com a população, entre outras. Por exemplo, o Brasil é democracia, alguns países ainda têm regimes totalitários. Quais os tipos de governo político ainda existem?

Monarquia e a república podem ser consideradas regimes de governos? Há um paralelo entre as duas coisas ou são completamente distintos seu uso e sua aplicação? Quais os exemplos de monarquia hoje em dia e em quais países encontramos o regime de república na atualidade?

// Resposta

Monarquia

Trata-se de uma forma de governo em que o monarca (Conhecido normalmente como Rei ou Rainha) mantem-se no cargo até a morte ou abdicação, sendo assim um regime hereditário. Seu oficio e reger e coordenar a administração da nação, preocupando-se sempre com o bem comum e com a harmonia social.

Alguns Exemplos de Países que adotam essa forma de governo: Andorra, Austrália, Japão, Noruega, Espanha, entre outros.

República

É uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelo povo. A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo permanecendo por quatro anos.

Alguns Exemplos de Países que adotam essa forma de governo: Brasil, Peru, Bolívia, Uruguai, República Dominicana, EUA, entre outros.

Ditadura

É um regime não democrático, ou seja, possui um governo em que não há participação popular. Na Ditadura, diferentemente da democracia o poder está apenas em uma instância.

Alguns Exemplos de Países que adotam essa forma de governo: Cuba, Coréia do Norte, Vietnã, China, Miamar, entre outros.

Anarquismo

Quando não existe governo.

PS: Existem movimentos anarquistas, liderados por pessoas que defendem os ideais do anarquismo, mas não existem países identificados com essa forma de governo.

Quais as diferença entre a monarquia e a republica em regime político?

Sim. Monarquia e república são dois regimes de governos que apresentam algumas características bem distintas e diferem entre si em muitos pontos. Abaixo algumas características de cada um.

Monarquia: A monarquia é um sistema de governo comandado por uma única pessoa, o monarca, e este cargo é hereditário, ou seja, ele passa de pai para filho e assim o poder não sai das mãos da família real. A grande característica aqui é que o monarca é educado desde criança para ser rei e por isso é possível que quando chega o momento de assumir a função ele teve tempo de sobra para fazer uma sólida preparação. Como o cargo é vitalício os projetos do governo podem ser feitos em longo prazo e sem interrupções por conta da troca de governo.

Atualmente a Inglaterra, Bélgica, Dinamarca, Espanha, entre outros países adotam a monarquia.

República: A república é também um sistema político ou governo onde o presidente é a figura máxima e este cargo é eletivo, ou seja, o mandato de um presidente varia entre quatro ou cinco anos e depois há eleição para a escolha do novo presidente. Este regime pode ser questionado pelo curto prazo de mandato e a possibilidade da não realização de todas as obras previstas, muito menos de plano de ações de longo prazo, já que normalmente quando ocorre a troca de presidente é comum haver paralisação das ações do governo anterior, especialmente quando este não é do mesmo partido.

Atualmente o Brasil, Estados Unidos, Argentina, França, entre outros países adotam a república.