icone

Tipos de clima no Brasil e mundo?

O clima de nosso país é variado por conta de diversos fatores, como por exemplo, o relevo e a extensão territorial. Mas quais os climas do Brasil e do mundo e como eles estão divididos?

 

O clima de nosso país é variado por conta de diversos fatores, como por exemplo, o relevo e a extensão territorial. Mas quais os climas do Brasil e do mundo e como eles estão divididos?

PG – PG

// Respostas

Tipos de clima no Brasil

Equatorial – Acontece na região Amazônica, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão e está sob a ação da massa de ar equatorial continental, geralmente úmido e de ar quente.

Tropical – Compreende toda a região central do país e se caracteriza por temperaturas elevadas com estações bem definidas.

Tropical de altitude – Encontra-se nas partes mais elevadas e possui chuvas no período do verão.

Tropical atlântico ou tropical úmido – Esse clima se estende pela faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao extremo leste de São Paulo. Seu clima é quente.

Subtropical – É o clima das latitudes abaixo do trópico de Capricórnio, e compreende regiões como a maior parte do Paraná.

Semiárido – É o clima típico do interior do Nordeste, região popular como o Polígono das Secas.

Tropical Litorâneo – É o clima encontrado na parte oriental do Brasil e compreende as áreas pertos do litoral. Vale citar que este tipo de clima é influenciado fortemente pela massa de ar Tropical Atlântica, além dos ventos úmidos vindos do oceano.

Tipos de clima no mundo

Clima mediterrâneo – É um clima temperado com estação seca na época do verão.

Clima Temperado – Caracteriza-se por uma temperatura que varia ao longo do ano, com quatro estações bem definidas: verão, outono, inverno e primavera.

Clima oceânico – É o clima que acontece em áreas afastadas das grandes massas continentais e nas margens ocidentais localizadas nas latitudes altas e médias.

Clima continental – É um tipo de clima que apresenta uma temperatura média acima de 10 °C em épocas de calor, sendo que a média no mês mais frio é de abaixo de -3 °C.

Clima alpino – É um tipo de clima existente em uma área localizada a uma altitude que está acima da linha das árvores.

Clima polar – Acontece nas costas eurasianas do Ártico, ao norte do Canadá, na Groenlândia, no Alasca e na Antártida.

Clima árido – É um clima do tipo seco caracterizado pela precipitação, ou seja, volume de chuvas, menor do que a taxa de transpiração e evaporação.

Clima semiárido – É um tipo de clima definido pela baixa umidade e ainda pouco volume pluviométrico.

Clima desértico – É um tipo de clima que podemos definir por pequena quantidade de chuvas e uma enorme amplitude térmica.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_do_Brasil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_mediterr%C3%A2neo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_temperado

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_oce%C3%A2nico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_continental

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_alpino

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_polar

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_%C3%A1rido

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_semi%C3%A1rido

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_des%C3%A9rtico



 

Outras Perguntas Frequentes: