Tenho 16 anos posso fazer o EJA ou o Ceja?

Qual é a idade mínima para uma pessoa fazer o EJA no ensino fundamental ou no ensino médio? Uma pessoa de 16 anos de idade que não concluiu seus estudos já poderia fazer?

Pergunta 1:

Com quantos anos posso fazer o EJA ou o Ceja? Eu quero muito fazer pois não sei se devo pois não sei qual a idade certa para se fazer, se poderem mi ajudar eu agradeço

janaina - juara - mt


Pergunta 2:

Ola tenho 44 anos e gostaria de concluir meus estudos pelo EJA. Como faço? Tenho apenas a quarta serie e moro na cidade de Novo Hamburgo no RS.

Airton de Moura - Novo Hamburgo RS


Pergunta 3:

Oi tudo bem? sou de Pernambuco e faz dois anos que estou morando no Rio de Janeiro e estou querendo me escrever no EJA mas não sei como faço. Como eu falei moro no rio no bairro do jacaré queria uma informação sobre inscrição do EJA se e pelo site ou pelo telefone ou eu indo mesmo na instituição onde oferece a mesma. Se não for tao incomodo queria o telefone pra eu entra entra em contato pra mim fica ate melhor eu saber o local mais próximo da minha residencia. Se poder mim ajudar fico muito grata obrigado ate logo.

Andrea Silva - Rio de Janeiro

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Janaina. De acordo com a informação disponível no site do INEP/MEC, a idade mínima para participar do EJa é de 15 anos para o ensino fundamental e de 18 anos para o ensino médio

Luis - Limeira/SP


Resposta para a pergunta 2:

Como você parou de estudar na quarta série é necessário que você conclua o ensino fundamental e depois o ensino médio. Embora exista a possibilidade de você fazer direto o ensino médio, creio que não seja recomendável uma vez que é necessário ter boa base para continuar os estudos.

Eu não moro no estado do Rio Grande do Sul e portanto não conheço o funcionamento da educação no seu estado. Pesquisei no site da Secretaria Estadual de Educação e há pouca informação a respeito o que não me permitiu tirar uma conclusão suficiente para formular uma resposta melhor.

Recomendo, portanto, o seguinte: Procure a secretaria municipal de educação ou a delegacia estadual de ensino na sua cidade, ou ainda uma escola estadual e informe-se sobre a modalidade EAD e quais alternativas estão disponíveis na rede estadual de ensino.

Há uma informação no site da Secretaria Estadual de Educação que dá entender que o Rio Grande do Sul adere ao provão do MEC, também conhecido como Encceja. Verifique se isto ainda está valendo, pois neste caso você só precisaria fazer uma prova presencial, ficando os estudos por sua conta que pode ser feito por livros, apostilas, materiais na internet e outros que ajudariam você a se preparar para o exame.

Sobre o encceja: https://encceja.inep.gov.br/

Sobre o EJA no Rio Grande do Sul: https://educacao.rs.gov.br


Resposta para a pergunta 3:

Para fazer sua inscrição em um programa de educação de jovens e adultos EJA é necessário você procurar uma escola ai no Rio de Janeiro que ofereça esta modalidade de ensino. Existem escolas públicas e particulares que oferecem o EJA. O site Educação mantém uma lista de escolas que oferecia o supletivo. Veja a relação aqui. Contudo é preciso certificar se todas essas unidades escolares ainda continuam trabalhando com este modalidade.

Secretaria de Educação

Você poderá também entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação do estado do Rio de Janeiro para obter informações atualizadas sobre as escolas que operam o EJA no Rio e as opções que você terá. Inclusive próximo de sua casa. Veja neste link (https://www.rj.gov.br/secretaria) os telefones de contato com a Secretaria de Educação.