Qual a duração do Supletivo EJA do Ensino Médio e Fundamental?

Qual a duração do Supletivo do Ensino Médio e Fundamental? Veja a resposta para esta e outras perguntas relacionadas ao tempo de desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos.

Pergunta 1: Quanto tempo dura, como e feito, quais os documentos que preciso pra me inscrever, pois eu fiz o ensino fundamental, o médio faltou , o 3 ano, mas eu fiz em São Paulo e a escola não funciona mais o que faço?

luiz glenio dos santos - vilavelha es


Pergunta 2: Qual a duração do Supletivo do Ensino Médio, se eu já concluí o primeiro ano, pelo ensino convencional (estudei o ano inteiro)?

Nota: Fiquei em dependência em uma matéria.

Jose Carlos - Belford Roxo / RJ


Pergunta 3: Estou no EJA fundamental e me disseram que eu formaria o ensino médio em 2015, mas agora mudaram, disseram que sera em 2017 estão certos ou não? Queria com detalhes como funciona o EJA.

fabíola - bocaiúva mg

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Como existem diversas modalidades de ensino supletivo, vou basear minhas respostas no modelo presencial onde você deverá frequentar a escola regularmente, estudando em uma classe de EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Quanto tempo dura?

Para o ensino fundamental são dois anos e para o ensino médio 1 ano e meio, ou seja, a metade do  tempo normal para a conclusão no ensino regular.

Como e feito?

Você frequenta as aulas normalmente durante a semana em uma escola estadual. A diferença é que é uma classe dedicada a educação de jovens e adultos. Há uma explicação bem detalhada de como funciona o EJA nas escolas estaduais neste blog, com uma entrevista sobre o supletivo nas escolas.

Quais os documentos que preciso pra me inscrever?

A documentação dependerá da escola, mas geralmente são os documentos pessoais e o histórico escolar para comprovar até onde você estudou. Consulte a escola para obter uma informação mais detalhada.


Resposta para a pergunta 2:

A duração do supletivo de ensino médio geralmente é a metade do tempo do curso regular praticado nas escolas públicas e privadas no Brasil. Como todos nós sabemos o ensino médio composto por três anos e no supletivo ou EJA - Educação de Jovens e Adultos ele é feito em um ano e meio. Mas esse tempo é para a modalidade presencial o que é aquela que você frequenta as aulas durante a semana normalmente, mas existe também o supletivo na modalidade semipresencial, nesse caso o tempo pode ser alterado dependendo de outros fatores.

O fato de você ter cursado um ano é necessário verificar na escola onde você pretende fazer o supletivo para que eles avaliem de que forma se pode ser aproveitado. De qualquer forma é sempre bom consultar a escola para obter outras informações uma vez que pode haver diferenças de estado para estado ou até de escola para escola.


Resposta para a pergunta 3:

De acordo com as informações da Secretaria Estadual de Educação do seu estado, Minas Gerais, os cursos presenciais de EJA – Educação de Jovens e Adultos ou supletivo tem a seguinte duração na rede estadual de educação:

  • Ensino fundamental (anos finais ou 5ª a 8ª série): dois anos ou 4 semestres
  • Ensino médio: duração de 1 ano e meio ou três semestres.

Esta informação está disponível no site da Secretaria de Educação de Minas e de acordo com essa informação é possível afirmar que modelo presencial do EJA leva em conta a conclusão de 2 anos em 1 ano, já que os quatro últimos do ensino fundamental são concluídos em dois e os três anos do ensino médio são concluídos em 1 ano e meio.

No mesmo link acima indicado diz que a nova organização dos cursos presenciais de EJA será implantada gradativamente, a partir do ano de 2013, mas não diz como ficará essa nova organização.

O ideal é você informar-se na sua escola e verificar se houve alguma mudança na legislação e como será a partir de então.

Estado de São Paulo

Concorda com essa informação a Instrução do CENP, de 6.8.2010 – procedimentos organização EJA, que também especifica a mesma duração dos cursos de EJA presencial no estado de São Paulo.