Quais os atrativos da Serra da Mantiqueira: Frio, arquitetura e paisagens?

Porque visitar a Serra da Mantiqueira e quais são os seus principais atrativos? Veja as informações desta belíssima região do Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas localizada na região sudeste do Brasil, nos estados de Minas Gerais (60%), São Paulo (30%) e Rio de Janeiro (10%). A maior parte dela está, portanto, no estado mineiro.

Em termos geológicos, a serra da Mantiqueira encontra-se no planalto Brasileiro e é classificada como uma serra do Leste/Sudeste. Situada próxima à região litorânea, compõe, junto com outras serras e planaltos, como a serra do Espinhaço, o maior conjunto de terras de grandes altitudes do Brasil. O terreno é majoritariamente cristalino, isto é, a serra encontra-se sobre escudos cristalinos, também conhecidos como crátons, que nada mais são do que uma base estrutural, formada na era pré-cambriana, que compõe a estrutura geológica de mais de 35% do país.

Na Mantiqueira há diversos picos que se elevam a mais de 2.500 metros de altitude e é nela também que está a cidade mais alta do Brasil, Campos do Jordão, em São Paulo. As montanhas cobrem 125 municípios.

Quais os pontos mais elevados da serra da Mantiqueira?

Pelo menos três localidades da serra merecem a atenção quando o assunto é elevação. O ponto mais alto é a pedra da Mina que fica na divisa dos estados de SP e MG, nos municípios de Queluz/SP e Passa Quatro/MG, com 2798 metros em relação ao nível do mar. O segundo ponto mais alto é o pico do Selado no município mineiro de Camanducaia e este mede 2083 metros em relação ao nível do mar.

O terceiro ponto não é necessariamente o terceiro pico mais alto da Mantiqueira e sim a cidade mais alta da serra que é Campos do Jordão, a 1628 metros acima do nível do mar. A cidade paulista é famosa por sua bela arquitetura alpina, o clima frio e suas belezas naturais.

Além de Campos do Jordão, há também o distrito de Monte Verde, município de Camanducaia, em Minas Gerais que é uma grande atração turística da serra da Mantiqueira. Embora menor, a cidade segue os passos de Campos, com arquitetura alpina, muitas belezas naturais e destino certo para quem gosta do clima frio das montanhas. Monte verde está a 1555 metros de altitude.

Vale ainda incluir nesta lista a cidade mineira de Senador Amaral que é a cidade mais alta do estado de Minas Gerais, com 1505 metros acima do nível do mar. Há uma pequena confusão, pois normalmente se coloca Monte Verde como a cidade mais alta de Minas, mas o problema é que Monte Verde é um distrito no município de Camanducaia e não é considerada oficialmente uma cidade por não ser sede de município. então, oficialmente é Senador Amaral que como sede de município, que é a cidade mais alta de Minas e fica obviamente na Serra da Mantiqueira.

Quais os atrativos da serra da Mantiqueira?

Há diversas reservas ambientais na serra da Mantiqueira, dentre elas está o Parque Nacional do Itatiaia, que se encontra nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Parque Estadual Serra do Brigadeiro, em Minas, e o Parque Estadual Serra do Papagaio, também em Minas.

Há de se considerar pelo menos três atrativos: A paisagem, a arquitetura e o frio.

  • Paisagem: A Mantiqueira como um todo é bela por seu relevo, pela mata Atlântica que ainda é abundante na região e pela mata das Araucárias que em contraste com a mata Atlântica forma um dos cenários mais belos do Brasil. Grandes picos e fortes depressões permitem aos olhos enxergar longe, como acontece no Pico do Itapeva na região de Campos do Jordão onde é possível avistar quase todas as cidades do Vale do Paraíba.
  • Arquitetura: Monte Verde e Campos do Jordão tem como grande atrativos a arquitetura alpina com belas construções de madeira ou mistas ao estilo europeu. A arquitetura destoa de quase tudo que vemos no Brasil e é um belo atrativo para quem gosta de apreciar o estilo alpino.
  • Frio: Mas o arrasta multidões à Mantiqueira, especialmente nos meses de inverno é mesmo o frio. Ele é o carro chefe do turismo nas cidades mais alta e que nos meses do inverno atraem multidões, lotando hotéis e pousadas, para uma curta porém, atrativa temporada de frio. As temperaturas ficam muito baixas nesta época do ano, chegando a ficar negativa em muitos pontos da serra e por vários dias. Campos do Jordão é certamente a mais fria, isto em termos de cidade, pois a pontos mais altos onde a temperatura é muito menor.

Acredita-se que o Pico da Mina, citado acima, seja o ponto mais frio não só da Mantiqueira, como de todo o Brasil. O problema é que não há estação meteorológica no local para obter as medições e confirmar isso. De  forma que nos locais onde há medição, o ponto mais frio é o bairro do Charco no município de Delfim Moreira em Minas Gerais. Este local fica bem próximo da divisa entre Minas e São Paulo, entre os municípios de Delfim Moreira e Campos do Jordão. Há um site que reuni os dados de estações meteorológicas particulares (https://estacoes.charlier.com.br) e é a partir deste site que chegamos a esta conclusão.

Como chegar no Parque Nacional do Itatiaia, na serra da Mantiqueira?

Para chegar no Parque Nacional do Itatiaia, saindo de Campos do Jordão, cidade situada na serra, também parada obrigatória para turistas, pegue a BR-383 até a cidade de Pindamonhangaba. Lá, pegue a Rodovia Doutor Caio Gomes Figueiredo, depois a Avenida Teodorico Cavalcante de Souza e, em seguida, a Avenida Professor Manoel César Ribeiro. Então, pegue a BR-116 até a BR-485, já na cidade de Itatiaia. Siga até a Rua Wanderbilt Duarte de Barros, onde fica o parque. O trajeto leva cerca de 2 horas e meia.

Qual é a vegetação e o clima da serra da Mantiqueira?

Devido à altitude, o clima na serra da Mantiqueira é bastante frio. Em Campos do Jordão, por exemplo, a temperatura chega facilmente a 3°C no inverno. As máximas, nessa cidade, são de 21°C no verão. A serra da Mantiqueira apresenta a vegetação da mata Atlântica e campos de altitude.