Parcelamento da conta de água, histórico de consumo e alterar vencimento

Saiba quais os procedimentos que podem ser feitos para solicitar o parcelamento do valor da conta de água, pegar o histórico de consumo dos meses anteriores e ainda alterar a data de vencimento da sua conta.

Quando o dia do vencimento de uma conta não é o melhor é possível alterar o dia de vencimento? No caso da conta de água como proceder para fazer esta alteração é quais os documentos necessários para isso?

Quando uma conta de água deixar de ser paga e vier valores acumulados ou mesmo quando houver um valor alto da conta é possível solicitar o parcelamento da conta de água? Também como proceder para solicitar o histórico de consumo de água em uma residência?

// Resposta

O dia do vencimento das contas é um fator importante e talvez pouco percebido por algumas pessoas. Qual o melhor dia para o vencimento de determinada conta? Durante um tempo eu mesmo não atentei para isso até o momento em que percebi que eu tinha de ir com muita frequência ao banco pagar conta e isto era resultado da fragmentação dos dias de vencimentos das diversas contas.

Melhor dia para pagar?

Tentei da melhor maneira possível concentrar os dias de vencimento em um só ou pelo menos em dois dias do mês. O melhor dia varia de pessoa para pessoa, mas o ideal é concentrar em pelo menos 5 dias após o pagamento. Se o seu pagamento foi no dia 1º do mês, então o ideal é colocar as contas para vencimento no dia 5, pois assim você conseguiria organizar melhor o pagamento.

Alterar dia do vencimento da conta de água

A conta de água, por ser de consumo, é de vital importância e ela é uma das que permite a alteração do vencimento. No caso da Sabesp a alteração pode ser feita nas agências de atendimento ou pelos telefones 0800-0119911 para a capital e 0800-0550195 para o interior e litoral.

Para pessoas de outras regiões você deverá consultar a companhia de fornecimento de água na sua cidade através das agências de atendimento ao cliente.

Histórico de consumo

De acordo com informações da Sabesp é possível obter o histórico de consumo da conta de água dos últimos 5 anos, segundo a empresa para solicitar o histórico é necessário ir até uma agência de atendimento da empresa e levar os seguintes documentos: CPF e RG para pessoas físicas, CNPJ e/ou inscrição estadual  e ainda o RG do solicitante. A solicitação terá um custo de R$ 9,00 e o prazo para execução, segundo a Sabesp é informado na própria agência de atendimento.

Para as pessoas que são atendidas por outras empresas de água e esgoto, acredito que o procedimento deva ser o mesmo, mas de qualquer forma entre em contato com a agência de atendimento da empresa em sua cidade e informe-se.

Parcelamento de contas em débito

Já o parcelamento de contas que estiverem em débito poderá ser feito da mesma forma, isto é, você deverá ir pessoalmente até a agência de atendimento elevar os documentos pessoais como o RG e CPF, também um documento de identificação do imóvel como o carnê do IPTU, escritura ou contrato registrado em cartório. As demais informações sobre o procedimento, bem como para casos de inquilinos ou empresas podem ser obtidas neste link do site da Sabesp: https://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=289

Para as pessoas de outras concessionárias de água devem entrar em contato com a agência de atendimento em sua cidade.