Quem tem Fies pode financiar apto ou casa própria na Caixa?

Será que pessoas que aderiram ao financiamento estudantil pelo FIES podem também fazer o financiamento habitacional pela Caixa para a compra da casa própria? Existe limitação em manter os dois financiamentos?

Pergunta 1:

Quem tem financiamento fies pode financiar a casa própria? Tenho fies com 100% financiado pelo Banco do Brasil, que só vou começar a pagar um ano e meio após concluir a Faculdade. Eu mora em Brasilia pagando aluguel e agora preciso comprar minha casa própria aproveitando o incentivo do governo e com financiamento pela Caixa Econômica Federal. Assim, preciso saber se posso obter o financiamento do imóvel?

Kleiton Alves - BRASILIA / DF


Pergunta 2

Boa noite! Atualmente estou no 3ºsemestre do curso de eng. de produção (mensalidade de 1200,00), e ainda faltam 7 semestres. Pretendo recorrer ao FIES para financiamento do restante do curso, gostaria de saber se isto pode atrapalhar no financiamento do meu apto, que ocorrerá daqui a 3 anos, pretendo fazer o financiamento por banco privado (itau) e não pela CEF. Obrigado.

Icaro Santos - São Bernardo do Campo /SP


Pergunta 3:

Eu sou beneficiaria do programa Fies, gostaria de saber se isso me prejudicaria ao tentar financiar minha casa pela caixa, ja que o fies tbm é um financiamento feito pela caixa em parceria com o governo!

DAIANE ANDRESSA MONZON - foz do iguaçu

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Não existe nada no site do FIES dizendo que é possível ou impossível de fazer as duas coisas. Mas no site da Caixa Econômica Federal há uma informação importante sobre esse tema. Veja o que diz neste trecho:

Quem não pode se candidatar ao FIES?

É vedada a inscrição no FIES a estudante:

  • Cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • Que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
  • Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento);
  • Cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.

Fonte: https://www.caixa.gov.br/voce/Fies

De acordo com a definição acima não há problemas de uma pessoa fazer o FIES mesmo tendo um financiamento da Caixa, com isso é possível acreditar que o inverso também é verdadeiro, ou seja, que uma pessoa que tenha feito o Financiamento Estudantil – FIES, possa comprar a casa própria por financiamento. Mas evidentemente que você precisará comprovar renda suficiente para bancar os dois financiamentos.

Mas para ter certeza é melhor você consultar a Caixa ou o Banco do Brasil que poderá responder de forma oficial.


Resposta para a pergunta 2:

É bem provável que não haja qualquer problema como a obtenção de um novo financiamento para a compra do seu apartamento na forma como você descreveria sua pergunta. Mas existe um fator que você precisa considerar que  é o comprometimento de renda. Eu não sei se você sabe mas em caso de financiamento no Brasil, você não pode comprometer mais de 30% da sua renda para o pagamento da prestação e isto poderá ser considerado no momento em que você for fazer o seu financiamento.

No banco Itaú eu não sei como funciona, mas na Caixa eles consideram a renda familiar para financiamento de imóveis e nesse caso você poderá juntar sua renda com a de outras pessoas da sua casa para compor a renda familiar e desta renda familiar que se considera os 30%de limite que você pode comprometer com valor da prestação.

Então eu acredito que o item que você deve prestar mais atenção é exatamente nesse, quanto aos mais não acredito que exista algum critério que impeça você de financiar seu apartamento só pelo fato de ter feito um financiamento estudantil. De qualquer forma é apenas a minha opinião, para ter uma formação oficial o ideal seria você bater um papo com seu gerente no Itaú.


Resposta para a pergunta 3:

Esta é uma boa pergunta e a princípio creio que seja possível sim, mesmo sendo dois financiamentos no mesmo banco. O FIES é o financiamento estudantil e tem uma finalidade, já o financiamento habitacional tem outra finalidade, eles não concorrem entre si e portanto parece não haver motivos para que não seja possível.

O fator renda familiar

Contudo existe um detalhe importante. Pelas regras do financiamento habitacional, você não poderá comprometer mais de 30% da sua renda familiar com o pagamento das prestações do financiamento, tanto é que a renda que você comprova na Caixa irá determinar por exemplo o valor máximo que a Caixa irá liberar, isto para não gerar uma prestação que exceda os 30%.

Eu não sei se a Caixa irá fazer esta avaliação, ou seja, perceber que você já tem um percentual da sua renda comprometida com outro financiamento e com isso diminuir o limite de valor que você poderia financiar para a compra da sua casa.

O melhor é consultar a Caixa que poderá dar uma informação mais precisa sobre isto, já que é um procedimento interno do banco. Eu contudo ainda acredito que não haverá problemas, mas não custa certificar.