Quem possui o magistério, pode fazer pedagogia em menos tempo?

Quem possui o magistério, pode fazer pedagogia em menos tempo? Já fiz o magistério e gostaria de cursar Pedagogia, mas gostaria de cursar em um período de 02 anos, seria possível?

Pergunta 1:

Quem possui o magistério, pode fazer pedagogia em menos tempo? Já fiz o magistério e gostaria de cursar Pedagogia, mas gostaria de cursar em um período de 02 anos, seria possível?

LEILA - IPATINGA/MG


Pergunta 2:

Tenho o ensino médio completo, gostaria de saber se existe um curso de magistério a distancia onde pois tenho interesse, e se existe de graça e reconhecido pelo MEC.

Silvia Silva - São Paulo

// Respostas

Respostas a pergunta 1:

Acredito que não. Quem já fez magistério provavelmente precisará submeter o curso de pedagogia da mesma forma que uma pessoa que está ingressando diretamente no curso. A questão de fazer um curso no tempo mais curto na verdade um pouco complicado. O que existe em algumas situações é a possibilidade de você pedir dispensa de alguma matéria caso você já tenha cursado aquela matéria em outro curso superior é portanto não fará sentido cursar a mesma matéria novamente. Esta situação é bastante comum para pessoas que estão fazendo a segunda graduação, pois geralmente existem matérias que fazem parte da grade de vários cursos e neste caso a pessoa pode pedir dispensa daquela matéria.

Pedagogia em tempo mais curto

Mas mesmo neste caso não significará que a pessoa que fará o curso de pedagogia ou qualquer outro do tempo mais curto, o que acontecerá em que ele terá algumas janelas durante o curso, mas precisará seguir o mesmo prazo previsto para os demais alunos. No caso de magistério, acredito que não seja possível, pois ele não é um curso superior e portanto acredito que as universidades não aceitariam a dispensa de matéria para o curso de pedagogia mesmo que você já tenha cursado magistério. Mas entenda que este é apenas a minha opinião e o correto seria você consultar diretamente as universidades e apresentar a grade curricular do seu curso de magistério para que você possa comparar com a grade do curso de pedagogia de fazer análise necessária do caso.

Respostas a pergunta 2:

Até onde eu sei o curso de magistério como era conhecido antigamente não existe mais, se não estou enganado atualmente o magistério foi substituído pelo curso superior de licenciatura em pedagogia e este deve ser o curso é o que uma pessoa precisa fazer para ministrar aulas de trabalhar com educação infantil, bem como o ensino fundamental em seus primeiros anos. O magistério era uma formação no passado necessário para quem desejava ser professor, mas atualmente o curso superior de licenciatura em pedagogia cumpre esta função.

É verdade que muitos professores têm apenas o curso de magistério e continua dando, mas existe inclusive uma lei que foi aprovada recentemente que prevê um prazo para que esses professores possam fazer um curso de pedagogia ou licenciatura nas áreas onde pretende ministrava aula. Se não me engano esse prazo ficou estipulado em 6 anos para que houvesse esta atualização dos currículos profissionais dos professores.