Quem pode fazer SENAI, SENAC e CEFET?

Veja também as respostas a essas perguntas: Técnico em edificaçoes no Senai e Cefet MG? Quais os melhores cursos técnicos para arrumar emprego? Qualquer pessoa pode se inscrever para os cursos do Senai ou eles são específicos para grupos específicos?

Pergunta 1:

As escolas SENAC e SENAI são bastante reconhecidas e muito procuradas pela qualidade e relevância de seus cursos. Mas qualquer pessoa pode se inscrever em seus cursos ou eles são específicos para grupos específicos?


Pergunta 2:

Olha quero fazer o curso técnico em edificações já pesquisei i pelo jeito e muito bom mas quero fazer no Cefet ou no Senai mas gostaria de saber as mensalidades de cada um desses lugares mensalidades do Senai e do Cefet e se você saberia de alguma outra faculdade boa pra min fazer esse curso e quanto seria a mensalidade agradeço muito esperando sua resposta. Obs: Quero fazer o curso em Belo Horizonte MG

Nicacio Martins - Carbonita MG


Pergunta 3:

Dizem que os cursos técnicos são muito bons para quem pretende estudar para conseguir um emprego, visto que são formatados para serem mais direcionados ao mercado de trabalho e assim você ter mais chances de encontrar emprego. Mas são os melhores cursos técnicos atualmente?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Senai ou Senac são instituições do chamado Sistema S e envolvem outras instituições de ensino e de cunho social. Cada uma delas têm as suas próprias regras para o ingresso de novos alunos e também precisa levar em consideração que tipo de curso estamos falando, já que é possível encontrar cursos livres, técnicos ou superior. Para cada um deles é possível, uma exigência diferente da outra.

Cursos livres. Nesse caso as exigências mínimas são apenas alguns requisitos básicos para determinados programas, mas geralmente não se exige grau de escolaridade além de um ensino fundamental que é o mínimo para que a pessoa precisa ter para que possa acompanhar um curso adequadamente.

Cursos técnicos e superiores. Para os cursos técnicos e superiores, as regras não são necessariamente do Senac ou do Senai e sim do Ministério da Educação. Para ingresso no curso superior aluno deve obrigatoriamente ter concluído o ensino médio no caso dos cursos técnicos ele precisa estar pelo menos cursando o 2º ano, mas ao terminar o curso técnico ele precisa ter terminado o ensino médio para poder receber o certificado.


Resposta para a pergunta 2:

Bem, as duas instituições citadas são de fato muito boas e tem excelente reputação. Sua preocupação é com o valor das mensalidades, mas no caso do CEFET esta escola é federal e portanto pública, certo? Então neste caso o valor de mensalidade não se aplica já que é uma instituição pública de ensino técnico e superior.

Acesse o site do CEFET MG e localize no meu o curso técnico em edificações que é a sua preferência: https://www.cefetmg.br/site/edu_profissional/index.html

Senai

O curso técnico em edificações também está disponível no Senai MG. Você poderá obter informações dele e outros curso de nível técnico através do link https://www5.fiemg.com.br/Default.aspx?tabid=13770

As informações sobre mensalidade do curso técnico em edificações no sei devem ser obtidas diretamente na unidade onde pretende estudar, basta clicar no nome da unidade indicado no link acima para obter o endereço, telefone e email.


Resposta para a pergunta 3:

Os cursos técnicos são bastante procurados exatamente o que os motivos citados na pergunta, normalmente eles são formatados uma visão mais próxima do mercado de trabalho e sua execução se dar muito próximo do campo da prática das atividades do dia a dia, isto torna os cursos bastante recomendado para pessoas que desejam entrar mais brevemente o mercado de trabalho e ter um contato mais direto com aquilo que vai trabalhar já na sala de aula.

Não existe necessariamente uma lista dos melhores cursos técnicos, pois existem cursos para todas as áreas e não é possível comparar um com o outro. Que nós podemos afirmar que existem alguns cursos que são mais procurados como acontece um curso técnico em segurança do trabalho, técnico em informática, técnico em administração, técnico em química, técnico em enfermagem, entre outros. Mas isso não significa que são os melhores cursos e sim aqueles que de uma maneira ou outra as pessoas acaba procurando mais.