Quem pode fazer EJA ou supletivo do ensino médio e fundamental?

Será que qualquer um pode se inscrever no exame supletivo para terminar os estudos, caso não os tenha feito ainda ou existiria requisitos a serem seguidos? Quem pode fazer EJA ou supletivo do ensino médio e fundamental?

Pergunta 1:

Será que qualquer um pode se inscrever no exame supletivo para terminar os estudos, caso não os tenha feito ainda ou existiria requisitos a serem seguidos? Quem pode fazer EJA ou supletivo do ensino médio e fundamental?


Pergunta 2:

Gostaria de saber faço 7ª serie e queria saber se posso fazer supletivo para terminar mais rápido pois tenho 18 anos e não tive pais que me coloca-se em uma escola , como posso fazer esse supletivo e se posso fazer, sou de Pernambuco e se tiver e eu puder me mande uma resposta com urgência. obrigado!

Monallyza Iasmin Buarque da Silva - Recife - Pernambuco


Pergunta 3:

Olá meu nome é Ricardo e gostaria de receber por e mail informações de como fazer o antigo provão que agora se chama Encceja para concluir pelo menos o ensino fundamental, pois minha esposa tem 30 anos e não pode terminar o fundamental parando na 5 serie, mas ela tem capacidade de continuar os estudos no ensino médio, por isso pedimos que se alguém souber me informar como e onde se inscrever para realizar essa avaliação ficaria muito grato, desde de já agradeço

Ricardo Nogueira do Santos - São Paulo SP

// Respostas

Resposta à pergunta 1:

A Educação de Jovens e Adultos é indicada para pessoas que não terminaram seus estudos na idade escolar regular e agora deseja retomar a fim de dar continuidade na vida estudantil, melhorar o nível de educação para buscar melhorias no mercado de trabalho ou visando ainda outros motivos. Há pessoas que voltam a estudar para dar exemplo aos filhos ou netos, por exemplo, e este é um excelente motivo.

Segundo a LDB, que é a Lei de Diretrizes e Bases na Educação no Brasil, o EJA ou supletivo só pode ser feito por pessoas que atendam a um requisito mínimo de idade, como mostrado a seguir:

Para o ensino fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos e para o ensino médio é necessário ter no mínimo 18 anos.

É possível encontrar cursos supletivos em escolas públicas e também na rede privada, nas modalidades presenciais e semipresenciais.

Resposta à pergunta 2:

Sim, você pode fazer o supletivo para obter seu certificado mais próximo. Como você está na 7ª série, significa que você não concluiu o ensino fundamental e depois dele terá de fazer também o ensino médio. Ambos poderão ser feitos pelo supletivo ou modalidade EJA, desde que você tenha pelo menos 18 anos, como você afirma ter.

Existem muitas dúvidas de como fazer o supletivo, mas é preciso saber de algumas coisas:

1º - O supletivo exige que você estude, aprenda e seja aprovado nas provas, a diferença é que em alguns casos isto pode ser feito mais rápido.

2º - Existe supletivo presencial que são aulas regulares como na escola normal, porém em uma classe de EJA, ou seja, de Educação de Jovens e Adultos. Este caso é indicado para pessoas que tem pouca autonomia no aprendizado e precisa de um acompanhamento de perto do professor.

3º - Existe supletivo semipresencial que é aquele que você estuda por sua conta através de livros, apostilas e outros materiais e depois faz a prova presencial.

Procure a Secretaria Estadual de Educação do seu estado (O site não estava funcionando quando tentei acessá-lo: https://www.educacao.pe.gov.br/), uma delegacia regional de educação ou uma escola pública mais próximo de sua casa e inform-se sobre as opções disponíveis em sua cidade.


Resposta à pergunta 3:

Existem algumas alternativas para quem uma pessoa possa concluir o ensino fundamental  que pode ser através de aulas presenciais em escolas do estado ou através de provas como o “provão” que você citou.

O governo de São Paulo mantém o CEEJA - Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos que pode ser uma boa alternativa para o caso da sua esposa. Esta modalidade é semipresencial e o atendimento é individualizado, a presença do aluno é flexível, sendo obrigatório o comparecimento às avaliações parciais e finais, bem como o registro de, pelo menos, 1 comparecimento por mês para desenvolvimento das atividades previstas para cada disciplina. Você poderá obter mais informações sobre o CEEJA neste link.

Para localizar os CEEJA ou outras escolas que oferecem a modalidade EJA no estado de São Paulo, acesse este link:

Encceja

Outra alternativa é o Encceja do governo federal que é uma prova nacional (provão) para a certificação de alunos que não terminaram o ensino fundamental.  Esta prova, embora seja do governo federal, geralmente é feita em parceria com as secretarias estaduais de educação. Você pode obter informações sobre o Enceeja no link oficial: https://encceja.inep.gov.br/