Quem faz supletivo EJA pode ter acesso à faculdade pelo FIES?

Um aluno que concluiu seus estudos pelo supletivo ou EJA - Educação de Jovens e Adultos, pode ter acesso à uma faculdade e usar o FIES para financiar o pagamento das mensalidades?

Pergunta 1:

Quem fizer supletivo particular pode entrar na faculdade pelo fies?

Não concluir o ensino médio, e agora quero fazer um supletivo para ingressar na faculdade. Seria possível? Obrigado.

Fagna - Lauro de Freitas Bahia


Pergunta 2:

Boa noite, eu gostaria de saber se eu posso estar fazendo faculdade, pois eu terminei meus estudos pelo Supletivo Fiz do 1° ao 3° ano o supletivo e reconhecido pelo MEC e eles dãoo Certificado de conclusão.

Vou ter muita dificuldade com o curso superior que eu Queira fazer? Eu gostaria muito de fazer Engenharia de Produção mais tenho de não conseguir começar e não termina por falta dos meus estudos que perdi?

Me ajuda por favor Isso ta mim tirando o sono. Vou fazer ENEM ano que vem e pretendo fazer faculdade e crescer futuramente. Se tiver alguma curso que eu possa ta fazendo para praticar antes de ir a faculdade pode manda dicas.

Muito obrigado.

Jose Lucas - Barra do Bugres MT


Pergunta 3:

Boom dia, eu terminei meus estudos Por um Supletivo que são 1° ao 3°. Eu queria saber se posso frequentar uma faculdade tranquilamente?

Estou muito querendo fazer uma faculdade futuramente e estou com medo de começar e não conseguir termina por falta dos meus estudos que perdi numa escola normal, estou muito preocupado com futuro pois sei que sem os estudos futuramente não seremos nada, se eu rever livros, apostilas irá me ajudar ?

Você pode mim dar umas dicas, conselhos, ajuda? Cursinhos que são tipos matérias de escola alguma coisa assim.

Por favor mim ajuda estou muito preocupado

José Lucas Lima - Barra do Bugres MT

// Respostas

Quem faz curso supletivo para concluir o seus estudos do ensino fundamental ou ensino médio, independente se foi em uma escola pública ou escola particular, pode ter acesso normalmente a faculdade e ao ensino superior. Evidentemente que é necessário fazer a conclusão do ensino médio e a escola que você estudou ou que pretende estudar seja autorizada pela secretaria estadual de educação e que seja emitido um certificado de conclusão válido.

Faculdade pelo FIES

Uma vez que você concluir o seus estudos se passou no vestibular para o curso superior que deseja fazer é perfeitamente possível que você faça uso do FIES que é o financiamento estudantil, nesse caso não há nenhuma relação entre uma coisa e outra, ou seja, como você concluiu o seu ensino médio como uso do FIES. A conclusão do ensino médio é obrigatória para o acesso à universidade seja ele pela educação formal ou pela modalidade EJA, a  educação de jovens e adultos. Uma vez na faculdade e ela sendo uma instituição particular você precisa pagar a mensalidade e é neste ponto que entra o FIES, já que ele é um financiamento do governo para você pagar as mensalidades escolares em uma faculdade particular.


Resposta para a pergunta 2:

Sua preocupação é bastante importante e demonstra uma coisa um pouco rara hoje que a pessoa fazer uma análise de si mesma visando se preparar para o futuro na faculdade. Pelo que entendi apesar de você ter concluído o ensino médio, teme que pelo fato de ter sido feito pela modalidade EJA ou supletivo, o conhecimento adquirido não seja o suficiente para encarar uma faculdade, certo?

Você já ouviu falar de CHA ou CHAV? Deixa eu explicar. O CHA é uma sigla muito usada em inúmeras escolas ou sistemas educacionais para avaliar um aluno e ele quer dizer Conhecimento, Habilidade e Atitudes. Mesmo que a faculdade onde você pretenda estudar não use explicitamente este método, na prática ele irá existir.

A sua preocupação está focada no C de Conhecimento apenas, mas existem os outros. O que quero dizer é que muita gente entra na faculdade com muito conhecimento, mas com pouca habilidade e principalmente com pouca atitude. Preocupe-se sim com o conhecimento, mas esteja preparado para desenvolver habilidades e sobretudo tenha atitudes proativas na faculdade.

Sobre cursos e forma de se preparar, uma boa indicação seria você fazer um cursinho pré-vestibular, pois caso o seu conhecimento adquirido pelo supletivo tenha sido um pouco fraco, o cursinho seria útil para reforçar, já que eles fazem uma boa revisão do ensino médio.

Ahh! O CHAV é Conhecimento, habilidade, Atitudes e Valores. Ele não é tão popular como o CHA, contudo é mais abrangente ainda.

Resposta para a pergunta 3:

Uma pessoa que concluir o seus estudos através do supletivo ou da modalidade EJA que é a Educação de Jovens e Adultos, poderá matricular-se normalmente em uma faculdade ou universidade, pública ou privada no Brasil. A modalidade EJA é amplamente aparada por lei e todas as pessoas que concluíram em escolas autorizadas pelas secretarias estaduais de educação podem dar sequência os seus estudos no ensino superior sem problema algum.

Único problema que poderia existir é a dificuldade relacionado ao conhecimento que esse aluno tem, para isso recomenda-se o cursinho pré-vestibular o que é feito em escolas especializadas na cidade onde a pessoa mora. Esses cursinhos normalmente fazem revisão do ensino médio e normalmente aprofunda um pouco mais algumas matérias que foram vistos mais superficialmente no ensino médio. Paralelamente ao cursinho é possível obter conhecimentos através da leitura de livros específicos de cada matéria ou mesmo de conteúdos disponíveis na internet. No link abaixo você encontrará algumas indicações de conteúdos na internet que poderão ser usados para estudo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:%C3%8Dndice