Quanto uma construtora cobra de mão de obra por m/2 para fazer uma casa?

Veja também as respostas a essas perguntas: Programa Minha Casa Minha Vida para a compra de materiais de construção? Posso comprar material de construção com o Minha Casa Melhor?

Pergunta 1:

Tenho um terreno de 350m2 em Suzano SP, a minha pergunta e: Gostaria de construir com uma construtora! Qual e a base que uma construtora cobra por m2?

Edemar Arbuzow - SP


Pergunta 2:

Eu já possuo um terreno e não fiz uso o programa mcmv para compra-lo, gostaria de saber se posso utilizar o subsídio do minha casa minha vida para comprar materiais de construção.

Vanessa Nunes - Sorocaba/SP


Pergunta 3:

Gostaria de saber se tem diferença entre o minha casa melhor e o moveis card! Posso comprar material de construção com o minha casa melhor? se posso onde posso comprar se não poço porque?

Eliana de Jesus Pereira Reis - Nova Odessa

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

O valor cobrado por m/2 é uma variável e portanto não é possível determinar este valor sem fazer a consulta junto a algumas empresas construtoras ou profissionais da construção civil que executam este tipo de serviço. O que posso te dizer são algumas referências que tenho não na sua região que é a grande São Paulo, mas no interior na região de Campinas.

Por aqui os valores oscilam bastante, mas tenho visto valores na faixa de R$ 400,00 a R$ 600,00 o metro quadrado, isto considerando apenas a mão de obra e não materiais. Esses valores contudo são para construtores de melhor qualidade, pois é possível encontrar casos até mais baratos.

Uma observação importante é que eles geralmente não incluem acabamento, nem construção ou execuções de trabalhos que estejam fora da casa, como a construção de muro, calçada e áreas externas. O acabamento como colocação de pisos e revestimentos, peças de banheiros, pia, e outros geralmente não entra neste cálculo, portanto o valor final da mão de obra pode ser maior.

O ideal é fazer uma consulta na sua cidade para tirar uma conclusão mais precisa.


Resposta para a pergunta 2:

Até onde eu sei não pode. É preciso entender que há programas e serviços para todos os casos e portanto não devemos confundir uma coisa com a outra. O Minha Casa Minha Vida foi criado pelo governo para financiar moradias para pessoas de baixa renda e por moradia entenda-se uma casa pronta ou apartamento. Neste caso com o objetivo de baixar o valor da prestação para essas pessoas o governo além de baixar as taxas de juros, oferece um subsídio que é um valor usado para pagar parte do valor do imóvel e assim ficar como saldo devedor menor para o financiamento.

Materiais de construção

Para quem precisa comprar materiais de construção, há duas alternativas: O cartão Construcard e uma linha de financiamento específica para a construção da casa por quem já tem terreno. Você poderá avaliar as duas linhas de créditos nos links abaixo:


Resposta para a pergunta 3:

Eliana, você não pode usar o Minha Casa Melhor para comprar materiais de construção e a razão é que ele foi feito para a compra de móveis e eletrodomésticos e portanto está limitado a estes itens. Para a compra de materiais de construção é necessário usar o Construcard ou obter um linha de crédito da Caixa para construção ou reforma.

Minha Casa Melhor

Com ele é possível comprar os seguintes itens:

  • Guarda-roupa
  • Cama de casal com colchão
  • Cama de solteiro com colchão
  • Mesa com cadeiras
  • Sofá
  • Geladeira
  • Fogão
  • Lavadora de roupas
  • Televisor
  • Notebook ou computador

Cada um deles está limitado a um determinado valor e pode ser comprado nas lojas específicas e conveniadas com o programa.

Materiais de construção

Como explicado acima, a compra de materiais de construção é feito através do cartão Construcard que é específico para este fim. Neste caso a maioria das lojas de materiais de construção aceita este cartão e portanto não há muito com o que se preocupar.

Então esta é a diferença entre eles: