Quanto tempo dura um curso de licenciatura? Como fazer em menor tempo?

Posso lecionar sem licenciatura no ensino fundamental e médio? é possível fazer graduação em licenciatura em tempo menor? Veja as respostas a essas perguntas.

Pergunta 1:

Quanto tempo dura uma licenciatura? e se posso fazer só tendo o ensino médio? é isso que queria saber dês de já meu muito obriga tchau bjs

joice - Rio de Janeiro Belford Roxo


Pergunta 2:

Meu nome é Luan e atualmente estou cursando o 3º período de Administração na UFRJ. Porém, gostaria de fazer um curso à distância de Matemática (Licenciatura) juntamente com minha atual faculdade. Gostaria de saber se eu preciso cursar a matriz curricular completa do curso (8 semestres) ou se existe alguma forma de se cursar em menos tempo, ou seja, se existe um modo de fazer apenas as matérias de licenciatura de forma que o curso seja suprimido. Se não puder ser feito, após me formar em Administração, existe essa possibilidade?

Posso lecionar matemática (nível fundamental ou médio, ou até mesmo curso pre-vestibular) em escolas apenas com o diploma de Administração?

Respeitosamente,

Luan Ramalho.

Luan Ramalho - rio de janeiro/RJ

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

O tempo de um curso superior em licenciatura dependerá do curso já que é possível ter carga horária diferente de um caso para outro. Além disso um mesmo curso poderá ter tempo diferente de instituição para instituição. Veja alguns exemplos do curso de pedagogia em várias universidades e faculdades diferentes:

  • UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos (8 semestres – 4 anos)3120
  • UNIP – Universidade Paulista (campus Limeira) (6 semestres – 3 anos) 3200
  • Unesp (7 semestres – 3,5 anos)

Mas então o curso da Ufscar é melhor porque é mais longo? Errado. Veja a comparação da carga horária mínima de cada um deles:

  • UFSCAR: 3120 horas
  • UNIP: 3200 horas
  • UNESP:  3420 horas

Esses dados foram obtidos no catálogo de cursos do Ministério da Educação (https://emec.mec.gov.br).

Normalmente os cursos de licenciaturas são mais rápidos que os bacharelados (que geralmente tem de 4 a 6 anos) e mais demorados que os de tecnologia (que geralmente tem de 2 a 2,5 anos de duração).


Resposta para a pergunta 2:

Provavelmente não exista esta possibilidade, pois o fato de um curso ser a distância não significa que ele é de menor duração em relação ao modelo presencial. Na educação a distância a carga horária presencial é substituída por outras atividades que são contadas como horas, mas a carga horária, bem como os períodos pré-estabelecidos para cada curso são respeitados.

Dispensa de matérias

Para quem já tem uma graduação, o que pode acontecer  é a dispensa de algumas matérias que o aluno já tenha cursado na graduação anterior e que faça parte da nova graduação, neste caso não há necessidade de cursar novamente aquela matéria, mas isto também não significa que o seu curso será abreviado, afinal outras pessoas que estão estudando serão obrigadas a fazer aquela matéria e portanto o que haverá para você são as chamadas janelas. Em resumo, você estudaria menos, mas no mesmo período. Eu não sei se licenciatura em matemática tem matérias que são as mesmas de adm, mas deve ter algumas sim.

Este é o consenso geral e se existe alguma alternativa para abreviar o tempo de um curso superior em nível de licenciatura de matemática ou outro qualquer, eu não conheço.

Sobre o diploma de Administração, provavelmente não. O que acontece é o seguinte: A graduação em licenciatura é um pouco diferente do bacharelado que é o usado no caso de administração e em várias graduações, pois a licenciatura é específica para dar aulas já que ela parte do princípio da pedagogia, coisa que não é feita em cursos de bacharelado que são destinados a pesquisa, extensão e no mercado de trabalho de maneira geral.

As escolas públicas de ensino fundamental e médio, por exemplo, certamente exigirão o diploma de licenciatura na atribuição das turmas e isto já deverá vir no próprio edital do concurso público. As escolas particulares deverão partir do mesmo princípio, mas como não é por concurso, fica difícil dizer qual é a postura de cada escola diante disso.

Então, existem duas questões sobre dar aulas e o diploma de licenciatura, o primeiro é de ordem legal que diz que o professor para dar aulas nas matérias de matemática, português, história, geografia e outras no ensino fundamental e médio precisarão ter o diploma de nível licenciatura nas áreas em que desejam dar aulas e outra é de ordem prática que vale o exposto acima.