Qual ponto cardeal indica o nascer do sol? Onde achar os pontos cardeais e colaterais?

Onde achar os pontos cardeais e colaterais? Quero localizar pontos Colaterais no Google Maps, é possível isso, como fazê-lo? Veja as respostas a essas perguntas

Pergunta 1:

Em que ponto cardeal é o nascente do Sol e em que ponto cardeal é o ponte do Sol. Eu tenho nove anos e tenho esta duvida e não quero perguntar ao meu professor

Gabriel Farah - Curitiba


Pergunta 2:

Quero localizar estes pontos Colaterais no Google Maps, é possivel isso, como fazê-lo?

Não sei como encontrar estes pontos, pois só aparecem os pontos Cardeaais para a localização.

Sei que Dois Córregos localiza-se a uma latitude 22º21***58" sul e a uma longitude 48º22***49" oeste.

Porém a minha informação consta somente os dados abaixo:

NE 54º 18***

SO 02º 05***

Pode me ajudar?

Obrigado.

João - Dois Córregos - SP


Pergunta 3:

Todos os pontos cardiais e todos os pontos colaterais e como podemos identificá-los. Preciso para colocar numa revisão de prova

Luisa - Foz do Iguaçu

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

O ponto cardeal que indica a nascente do sol é o leste e para ter uma ideia da orientação correta do nascer e pôr do sol você pode realizar o seguinte teste: fique em pé com os braços abertos e estenda o seu braço direito para o nascer do sol, seu braço esquerdo para o pôr do sol. Dessa forma no seu braço direito você terá o leste no braço esquerdo terá oeste, a sua frente será o norte e na sua costa o sul.

Esta é uma forma simples e fácil de representar a posição dos pontos cardeais em qualquer lugar que você estiver e talvez seja a maneira mais didática possível de entender o funcionamento os 4 principais pontos cardeais de orientação global. Veja estas imagens que poderão ajudar também não atendimento melhor como funciona dos pontos cardeais em termos de orientação.


Resposta para a pergunta 2:

Acredito que no Google Maps você não encontre esta informação, pelo menos eu nunca vi. Eles utilizam o conceito de latitude e longitude, como você bem citou e a partir daí seria possível encontrar todos os demais, mas acho que na ferramenta do Google Maps os pontos colaterais não estão calculados e disponível na ferramenta básica de consulta.

Outras ferramentas

Contudo existe no mercado uma infinidade de aplicações e ferramentas desenvolvidas a partir dos dados do Google Maps. Tem muita coisa bacana que o pessoal lá de fora costuma fazer usando o Google Maps como base para as suas aplicações. Dá uma olhada e veja se alguma delas de repente não oferece a informação dos pontos cardeais e colaterais conforme você deseja.


Resposta para a pergunta 3:

Para responder adequadamente sua pergunta vou inserir o mapa do Google com uma visão global do mundo. Na geografia ele é chamado de mapa mundi.

Exibir mapa ampliado

Depois de observar o mapa acima, observe a imagem abaixo da Rosa dos Ventos. Esta imagem é um símbolo que representa os quatro sentidos fundamentais: norte, sul, leste e oeste e os sentidos intermediários: noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste.

Rosa dos ventos pontos cardeais colaterais

De acordo com a figura acima, considere os seguintes pontos cardeais:

  • N: Norte
  • S: Sul
  • O: Oeste
  • L: Leste

Os intermediários ou pontos colaterais são identificados pelas letras abaixo:

  • NO:  Noroeste (que fica entre norte e oeste)
  • NE: Nordeste (que fica entre norte e leste)
  • SO: Sodoeste (que fica entre o sul e o oeste)
  • SE: Sudeste (que fica entre o sul e o leste)

Entendido isso, basta então você colocar a imagem da rosa dos ventos sobre o mapa mundi e você encontrará as regiões do mundo em cada ponto cardeal ou colateral. Se você ampliar o mapa, poderá aplicar a mesma regra acima para um pais, um estado, uma região ou uma cidade. Considere por exemplo as regiões do Brasil que levam em conta esta regra.