Qual o telefone e endereço do MEC? Concursos, secretarias e outros

Quando ocorrerá o concurso do MEC para trabalhar no Ministério da Educação? Quais são as secretarias do MEC e quais as competências de cada uma? O que é o Portal do MEC e o e-Mec e sua relação com a educação?

Pergunta 1:

Qual o telefone 0800 e os endereços do MEC - Ministério da Educação para atendimento à população para consulta pública de cursos, instituições de ensino no Brasil, legislação educacional e outros assuntos ligados ao processo educacional?


Pergunta 2:

Existe um calendário pré-definido destinado ao concurso público para o MEC? Quando ocorrerá o concurso do MEC para trabalhar no Ministério da Educação nas diversas áreas dentro deste Ministério? Onde obter informações?


Pergunta 3:

Um ministério geralmente é dividido em partes menores para melhor eficácia das ações e programas que eles desenvolvem. No caso do MEC – Ministério da Educação, quais são as secretarias que compõe o ministério?


Pergunta 4:

O que é Portal do MEC - Ministério da Educação e também o site e-Mec. São órgãos diferentes e qual é a relação deles com a educação no Brasil? O e-MeC é a versão eletrônica do Ministério da Educação ou não tem nada a ver?

Respostas

Resposta para a pergunta 1:

O Ministério da Educação tem uma Central de Atendimento nacional e unificada par todos os serviços. O número é o 0800 61 61 61 e a ligação é gratuita para todo o território brasileiro. Já em relação aos endereços de email, o MEC não divulga os endereços individualmente, mas centraliza todo o atendimento vindo da internet na sua página de contato que pode ser acessada aqui: https://portal.mec.gov.br

Esta página de contato você poderá usá-la para falar sobre diversos assuntos como o Enem, educação superior de maneira geral, cursos técnicos, Pronatec e outros programas educacionais do Ministério da Educação, etc.

O Ministério da Educação fica oficialmente em Brasília na Esplanada dos Ministérios. Nesta página você encontrará as informações sobre os endereços dos órgãos ligados ao MEC:


Resposta para a pergunta 2:

Os grandes órgãos públicos com os estados, as grandes prefeituras e os ministérios do governo federal são bastante visados no que diz respeito a concurso público, afinal são grandes empregadores no Brasil. O Ministério da Educação promove concursos públicos para a administração pública bem como paras as universidades federais e os institutos de educação profissional e tecnológicos ligados a Rede Federal.

O site do MEC tem um link específico com as informações detalhadas de todos os concursos abertos. Eles estão divididos em três partes:

  • Concursos públicos para a Rede Federal
  • Concursos públicos para as Universidades Federais
  • Concursos públicos para a Administração Pública
O link para acesso é este.

Lembrando que não há um calendário definido de quando ocorrerão os concursos, portanto é preciso estar atento e monitorar este link para obter as informações atualizadas sobre os concursos no Ministério da Educação e nas instituições de ensino ligadas a ele.


Resposta para a pergunta 3:

Secretarias são setores criados dentro de órgãos públicos, principalmente com a finalidade de tratar de assuntos específicos ou de dar maior atenção a determinados setores que aquele órgão é responsável. No caso do Ministério da Educação há diversas secretarias como pode ser visto abaixo:

  • Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
  • Secretaria de Educação Básica
  • Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
  • Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
  • Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior
  • Secretaria de Educação Superior

Você poderá conhecer as atribuições de cada uma delas, seus programas e ações no site do Ministério da Educação, no lado direito na aba Secretarias.

Acesse o site do MEC aqui: https://portal.mec.gov.br


Resposta para a pergunta 4:

A expressão portal é empregada na internet em dois sentidos. O primeiro sentido refere-se ao plano horizontal e diz respeito a sites de grande porte com conteúdos variados, como é o caso do UOL, Terra, IG e outros. Neste caso eles são considerados horizontais pois focam em economia, educação, política, esportes, entretenimento, entre outros. O segundo tipo é aquele que tem a orientação vertical, isto é, que foca dentro de um segmento e é neste sentido que o MEC usa o termo portal para designar seu site.

Portal do MEC

O portal ou o site do MEC é segmentado em educação, afinal se trata da autoridade máxima da educação no Brasil, contudo há vários canais dentro do portal, com a educação superior, educação profissional e tecnológica, os subsites de programas ou órgãos específicos do MEC como o INEP, ENEM, FIES, IDEB, Capes, entre outros.

e-MEC

O e-MEC é um site do Ministério da Educação que contém o catálogo de instituições de ensino superior e cursos de graduação na educação superior no Brasil, destinado a consulta pública por qualquer pessoa interessada. Lá a pessoa poderá encontrar todas as informações dos cursos superiores como conceito no MEC, autorização, credenciamento, reconhecimento, entre outros.