Qual horário de funcionamento dos correios e suas agências?

Veja também as respostas a essas perguntas: Qual é o telefone da Previdência Social, MEC, INSS e Correios? Onde reclamar dos correios? Veja as respostas a seguir

Pergunta 1:

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos tem um horário fixo de atendimento em todas as cidades do Brasil ou existem horários específicos para cada estado ou região. Qual o horário de funcionamento das agências dos correios, inclusive das agências franqueadas?


Pergunta 2:

Quais são os canais de atendimento do Ministério da Previdência Social no Brasil que é responsável pelo INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social. Também os telefones e canais de atendimento do Ministério da Educação e da empresa Correios?


Pergunta 3:

Em caso de problemas com alguma agência dos Correios e Telégrafos no Brasil, onde uma pessoa poderá efetuar uma reclamação desta agência? É possível fazer isso no PROCON ou no caso de órgãos e empresas públicas como essa existem órgãos específicos para este tipo de reclamação?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Os Correios ou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é uma das empresas que presta um dos serviços de maior importância em todo o território nacional, operando a logística de cartas, encomendas e diversos produtos e serviços. O Correios é uma empresa estatal, isto é, uma empresa do governo e opera em todo o Brasil e atende também para encomendas para o exterior.

Horários de atendimento

Na sede da empresa em Brasília o horário de atendimento é de Segunda a Sexta-feira das 8h às 17h, no seguinte endereço: SBN - Quadra 01 Bloco A, Ed. Sede dos Correios - Brasília-DF.

Atendimento nas agências

Nas agências dos correios, inclusive nas agências franqueadas o horário pode alterar de localidade para localidade. Normalmente  o atendimento nas agências é das 09:00 as 17:00. Em algumas agências  Franqueadas, o horário é de sSegunda a sexta das 08:00 as 18:00 e aos sábados das 08:00 as 12:00.

Você poderá consultar o horário em sua cidade ou qualquer cidade do Brasil através deste link: https://www.correios.com.br/servicos/agencias/default.cfm. Selecione o estado, a cidade e depois a agência que desejar para ver o endereço, horário de atendimento e outras informações relacionadas.


Resposta para a pergunta 2:

Previdência Social – INSS

O telefone nacional da Previdência Social é o número 135. Este telefone pode ser usado para todos os serviços do Ministério da Previdência Social e do INSS. Há também outro número que é o (61) 2021 5000

Ministério da Educação

O Ministério da Educação – MEC atende pelo telefone 0800 61 61 61. Este número é único para todo o Brasil e a ligação é gratuita. Use para obter informações sobre os programas do MEC relacionados a educação básica, educação profissional e tecnológica, educação superior, Enem, entre outros.

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos atente em vários números como pode ser visto abaixo. Esses números de telefones devem ser chamados para obter serviços prestados pelos Correios como busca de CEP´s, telegrama fonado e outros serviços e produtos.

3003-0100 para atendimento em cidades que são capitais dos estados, em regiões metropolitanas e também para cidades que são sede de código DDD.

0800 -725 7282 para as demais cidades que não atendem ao requisito definido no item anterior.

Existe ainda outro número que é de abrangência nacional que é o 0800 725 0100 que deve ser usado para fins de elogios e reclamações.


Resposta para a pergunta 3:

Fazer uma reclamação de um direito de todo brasileiro tem quanto consome um produto ou serviço que não atendeu ou não atende às necessidades da pessoa e que não condiz com o anunciado e prometido pela empresa detentora daquele produto ou serviço. No caso dos correios isso não é diferente, embora seja uma empresa pública e pertencente ao governo federal, sua atuação é em território nacional e atinge a vida de milhares de pessoas. Portanto em caso de problemas com os correios é preciso fazer uma reclamação pelas vias oficiais que a própria empresa fornece.

Veja abaixo as opções para você abrir uma reclamação contra os Correios.

Lembrando que a empresa Brasileira de correios e telégrafos faz parte do ministério das comunicações em casa de um problema maior que a própria ouvidoria dos correios não consiga resolver, você poderá entrar em contato também com Ministério das Comunicações e dirigir sua reclamação.