Qual foi o primeiro nome do Brasil e qual a origem deste nome?

Como a língua portuguesa chegou ao Brasil? Porque o Brasil recebeu esse nome, qual foi o primeiro nome do país e qual a origem de Brasil? Veja as respostas a essas perguntas.

Pergunta 1:

O nome correto do Brasil atualmente República Federativa do Brasil, mas e se foi o nome original do Brasil ou houve outro nome o que podemos dizer que foi o primeiro nome desta nação?


Pergunta 2:

Quando a língua portuguesa chegou ao Brasil e como foi que ela chegou ao país até nos delegar a língua materna que temos hoje? Porque outros idiomas como em inglês, espanhol alemão e outros não vieram para o Brasil e o português?


Pergunta 3:

Quem deu esse nome ao nosso país e qual foi a motivação ou a origem que o levou a atribuir o nome Brasil ao nosso país?

Respostas

Resposta para a pergunta 1:

O Brasil já teve muitos nomes e isto ocorreu especialmente no período da descoberta e pré-colonização onde nada estava definido e era comum dar nomes de acordo com as circunstâncias do momento.

Primeiro nome do Brasil

O primeiro nome foi na verdade Monte Pascoal e isto aconteceu quando os portugueses que aqui chegaram avistaram a terra. Logo depois outros nomes foram atribuídos como Ilha de Vera Cruz (este é mais aceito como sendo o primeiro nome), Terra de Santa Cruz, Nova Lusitânia, Cabrália, Império do Brasil, Estados Unidos do Brasil e finalmente República Federativa do Brasil, que é o nome que conservamos até hoje.

Visão europeia

Contudo é preciso levar em conta que isto é o que conta a história e ela é vista de Portugal para o Brasil, mas quando os portugueses chegaram aqui já havia moradores e provavelmente de longa data. Como os índios chamavam esta terra? Que nome eles usavam para reconhecer o lugar onde hoje é o Brasil. Bom, isto é outra história e a história não conta.


Resposta para a pergunta 2:

A língua portuguesa chegou ao Brasil com os portugueses isso aconteceu em função do descobrimento do Brasil que foi feito por portugueses e partir daí eles começaram a enviar para o Brasil muitas pessoas e ai ocorre o processo chamado de colonização que foi feito com a vinda de muita gente de Portugal pra cá e de outros países que trouxeram o idioma português para as nossas terras. Nós poderíamos falar em inglês, espanhol ou holandês, desde que o Brasil tivesse sido colonizado países como a Inglaterra, Espanha ou Holanda. Mas na verdade fomos colonizados pelos portugueses e por isso é que temos o idioma português como língua oficial que acontece até os dias de hoje provavelmente será assim.

Os Estados Unidos por exemplo falam inglês que foram colonizados pelos ingleses, assim como argentina e a maioria dos países da América Latina falam espanhol por que tiveram influência dos espanhóis.


Resposta para a pergunta 3:

O Brasil recebeu esse nome por causa de uma árvore bastante popular aqui no país que é o Pau-Basil, presentes na região da Mata Atlântica brasileira. Atualmente é baixa a presença dessa árvore e inclusive existe uma lei federal que considera crime o corte ilegal dela. Pau-Brasil é o nome genérico que se atribui a várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia.

Edilane Sousa dos Santos - Salvador


Vale lembrar que o Brasil antes de receber o nome oficial que temos hoje de República Federativa do Brasil ele já foi chamado de: Monte Pascoal, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Nova Lusitânia, Cabrália, Império do Brasil e Estados Unidos do Brasil.

O nome Brasil é derivado do pau-brasil que existia em abundância por aqui.