icone

Qual a importância do rio São Francisco e rio Amazonas

O Brasil é um país muito rico em água doce com abundância de rios em todas as regiões brasileiras. O Rio São Francisco tem uma importância para o nordeste, enquanto o Rio Amazonas parece

 

O Brasil é um país muito rico em água doce com abundância de rios em todas as regiões brasileiras. O Rio São Francisco tem uma importância para o nordeste, enquanto o Rio Amazonas parece tem uma importância maior ainda. Isto está correto? Por quê?

PG – PG

// Respostas

Os dois rios são distintos em sua localização, trajetória e importância para o país, mas ambos têm em comum o profundo valor que eles tem para as comunidades ribeirinhas, para os estados e municípios que eles cortam e para o país como um todo.

Rio São Francisco

Com mais de 2.800 km de extensão o Rio São Francisco tem importância fundamental na produção de energia, já que o rio tem cinco usinas hidrelétricas, abastece inúmeros municípios com água que é usada para diversos fins, inclusive para a irrigação. O velho Chico, como também é conhecido tem importante papel na vida de pescadores e comunidades que dependem do rio para sobreviver.

Rio Amazonas

O Rio Amazonas é imenso e embora seja considerado o segundo maior em extensão, ele é o maior absoluto em fluxo de água por vazão e responsável por um quinto do fluxo pluvial do mundo. Sua importância é imensa não só no fornecimento de água doce, mas para a navegação, pesca, entre outros. Se a floresta amazônica é considerada o pulmão do mundo, o Rio Amazonas tem parte fundamental neste processo.



 

Outras Perguntas Frequentes: