Qual a importância da Revolução Francesa e Revolução Industrial?

Qual a importância da Revolução Francesa e Revolução Industrial? Ou seja, uma aconteceu na Inglaterra e a outra na França? O que foi este acontecimento e qual a importância dessas revoluções para o mundo de sua época e para hoje?

Revolução Francesa e Revolução Industrial é a mesma coisa? Ou seja, uma aconteceu na Inglaterra e a outra na França? O que foi este acontecimento e qual a importância dessas revoluções para o mundo de sua época e para hoje?

// Resposta

A Revolução Industrial na Inglaterra influenciou totalmente a Revolução Francesa, ambas lutavam contra o absolutismo e a intolerância religiosa.

Revolução Industrial

Consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com grande impacto no processo produtivo em nível econômico e também social. Começou na Inglaterra em meados do século XVIII e expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.

Essa Revolução aumentou a indústria de bens de fabricação, a concorrência e até mesmo a expansão das ferrovias, com ela surgem novas formas de energia, como hidrelétricas e os derivados do petróleo. Além das melhorias no transporte, como as locomotivas e os barcos a vapor a partir de 1900 começou a formação das multinacionais com ela a produção fica automatizada, inicia-se a produção em série e a sociedade de consumo em massa também se amplia os meios de comunicação, e surge a indústria química e eletrônica, a engenharia genética e também robótica.

Revolução Francesa

Nome que foi dado ao conjunto de acontecimentos que ocorram entre 5 de maio de 1789 a 9 de novembro de 1799, os mesmos alteram completamente o quadro político social da França. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana.

A Revolução deu inicio à idade contemporânea, aboliu a servidão, os direitos feudais e também proclamou os princípios universais de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” , frase esta de Jean Nicolas Pache. A partir de 1789 a França passou por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios. Em suma a importância dessa revolução é que marca além do início da aplicação do iluminismo, o fim da era dos Reis Absolutistas.

Perguntas e respostas

Quais indústrias foram as pioneiras da revolução industrial?

A revolução industrial mudou o mundo e a maneira de produzir foi revolucionada. Quais indústrias foram as pioneiras da revolução industrial?

Na primeira fase da Revolução Industrial (1760-1850), a Inglaterra se tornou líder na industrialização de produtos. As indústrias pioneiras foram sem dúvidas, em primeiro lugar, a indústria têxtil, e em seguida, a metalúrgica.

O grande desenvolvimento da indústria têxtil na época é explicado diante da grande oferta de  matéria prima, como o algodão dos Estados Unidos e a mão de obra barata. Isso barateava os custos da produção  e produziam lucros altíssimos. Os lucros, por sua vez, eram aplicados no aperfeiçoamento das tecnologias usadas e no setor produtivo.

As pesquisas em novas fontes de energia também tiveram grande espaço a partir da primeira fase da Revolução Industrial. Tal revolução possibilitou o êxodo rural e o aglomeração de pessoas em grandes centros industriais e comerciais, como Londres e Paris em 1880. O proletariado, isto é, os trabalhadores, por consequência, se tornaram cada vez mais distantes socialmente dos empregadores, os grandes donos das indústrias, aumentando a desigualdade de renda e a miséria nestes grandes centros.

Em resumo, o que foi a revolução industrial?

Foi um período de mudanças na manufatura que culminou num processo de avanço, ou seja, a substituição do trabalho até então artesanal pelo trabalho assalariado e também o início do uso das máquinas. Tudo isso ocorreu entre 1820 e 1840.

As manufaturas eram espécies de oficinas onde os trabalhadores realizavam o seu trabalho atendendo a demanda de um único proprietário, ou seja, o trabalho permanecia sendo artesanal e eram produzidos a um único dono.

Porque a Inglaterra foi o país percursor da revolução industrial?

A Inglaterra sempre obteve maiores "benefícios" com a revolução industrial devido a sua localização próximo ao mar, que facilitava a exploração de outros mercados, ter ali o maior número de burguesia rica entre seus concorrentes e o êxodo rural são fatores que a colocaram como a percursora desse movimento.

Como eram os trabalhos antes da revolução industrial?

Praticamente um trabalho escravo, pois os trabalhadores eram submetidos a jornadas de mais de 15 horas. Inclusive seus familiares, como mulheres e filhos adolescentes também tinham que se doar ao trabalho para darem conta da demanda.

Como se deu, então, a organização da revolução?

Os trabalhadores já revoltados com tamanha exploração e ganhos baixíssimos começaram a sabotar muitas das máquinas, o que os denominou de "Os quebradores De Máquinas". Com isso os trabalhadores passaram a conhecer apenas uma etapa de toda a fabricação, perdendo assim o seu pleno conhecimento (como era até então).

Como foi a 1ª fase da revolução?

Na primeira fase a revolução industrial se limitou apenas a Inglaterra e ao surgimento de empresas de fabricação de tecidos de algodão. A evolução das máquinas a vapor, nessa época, contribuiu para o início da revolução.

E a etapa seguinte?

Aconteceu entre 1860 e 1900 e países como a Itália, França, Rússia e Alemanha aderiram, industrializando-se. Nesse período as principais evoluções ficam por conta da locomotiva a vapor, uso de combustíveis e da energia elétrica, o emprego do aço e o desenvolvimento de produtos químicos.

Como se encerrou, então, o ciclo da revolução industrial?

O terceiro e último ciclo da revolução industrial, segundo historiadores, se deu ao decorrer do século XX e XXI, com a aplicação de engenharia genética, fax, computadores etc.