Qual a importância da Floresta Amazônica?

Que a Floresta Amazônica é maior do mundo todos sabem, mas qual a sua importância para a fauna, flora e consequentemente para a vida humana? Que papel a Amazônia desenvolve para as pessoas dos dias atuais e para as futuras gerações?

// Respostas

A Floresta Amazônica é conhecida como o pulmão do mundo, graças a sua enorme dimensão e diversidade de plantas e animais, ela contribui significativamente para a qualidade do ar no planeta e também contribui e muitos para diversas áreas como a medicina no fornecimento de plantas e outras matérias primas na fabricação de remédios, a indústria madeireira, etc.

Sua importância foi observada no passado por muitos, como o mega industrial americano, Henry Ford, que no século passado chegou a construir uma cidade na floresta conhecida como Fordilândia, para exploração da borracha que era uma das matérias prima mais importante para a construção dos seus automóveis. A borracha é produzida a partir da Seringueira.

A importância da Floresta Amazônica para o Brasil é enorme e dá ao país uma espécie de “carta na manga”, já que muitos atribuem à água como sendo o próximo grande bem que a humanidade ira precisar, uma espécie do petróleo do futuro. Se isto for verdade, a Amazônia será a grande riqueza do país já que água, fauna e flora são abundantes por lá. Resta preservarmos.

Dentre os principais itens que faz da floresta um bem de extrema importância, podemos destacar os seguintes:

  • Chuvas para o centro-sul: Quem mora no sul, sudeste ou centro-oeste do Brasil, bem como no norte da Argentina, no Uruguai, Paraguaí e Bolívia, deveria saber o quanto a Amazônia é importante para a formação de chuvas nessas regiões. Há estudos que dizem que a região sudeste do Brasil, como São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, seria uma região desértica se não fosse a Amazônia.
  • Reservas de água doce: O rio Amazonas e seus afluentes formam o maior corpo de água doce do mundo. Esta reserva é muito estratégica e inclusive há discussões no campo político no sentido de usar a água do Amazonas para irrigar o nordeste brasileiro que sofre com falta de água.
  • Equilíbrio da temperatura: As árvores, além de ser importante para a formação da chuva graças a grande umidade que elas produzem, também tem um grande papel no equilíbrio da temperatura.
  • Diversidade de espécies: Uma em cada dez espécies conhecidas no mundo vive na Floresta Amazônica. Esta constitui a maior coleção de plantas vivas e espécies animais no mundo.
  • Matéria prima para a ciência: Esta diversidade incrível é um grande laboratório para os diversos ramos da ciência que mantem constantes pesquisas para criação de medicamentos, produtos e outros itens de interesse ao homem e a própria natureza.

2019, um ano importante

Para quem se lembra, no ano de 2019 a Floresta Amazônica esteve no centro das atenções e discussões mundo a fora, isto porque, em função de uma seca mais acirrada, as queimadas que são comuns em todo o Brasil, ganharam proporções muito além do comum e isto foi parar nos noticiários mundo afora.

O problema é que o que estava queimando era a floresta, tida por muitos como o pulmão do mundo. Lembro de uma manchete no The Washington Posts, salvo engano, que dizia mais ou menos isso: A Amazônia está queimando. Quem lê isso e compreende a importância da floresta logo pensa em uma devastação total com consequências tremendas.

Mas o fogo passou, veio a chuva e a imprensa arrumou outras coisas para discutir.

Mas algumas questões foram levantadas neste ano e ficam para a reflexão:

  • Muitos, inclusive o então presidente Jair Bolsonaro, questionaram se a Amazônia é o pulmão do mundo. Para esses, esta é uma tese exagerada.
  • O desmatamento continua e em muitos casos com conhecimento das autoridades.
  • O efetivo para fiscalizar queimadas e desmatamento irregular parece estar muito longe de ser suficiente, isto graças ao tamanho da floresta.
  • É verdade que uma boa parte da floresta já não existe mais, mas se você abrir o Google Maps na opção satélite (veja aqui), notará que a quantidade de floresta remanescente é imensa ainda
Fonte de algumas das informações acima.