Qual a duração de um curso técnico e a carga horária?

Veja como saber qual a duração de um curso técnico e a qual a carga horária de cada um deles. Consulte esta informação na base de dados de cursos.

Será que todos os cursos técnicos tem a mesma carga horária, isto é, tem a mesma quantidade de horas aulas? Qual a duração média de um curso de nível técnico no Brasil?

// Respostas

Todo curso, seja ele técnico ou não é regido por uma determinada carga horária e esta carga horária irá determinar a sua duração. Nos técnicos, por exemplo a carga horária é determinada pela recomendação do Ministério da Educação, através do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos que orienta as escolas e alunos com as diretrizes de cada curso, como as informações dos possíveis assuntos que poderão ser abordados durante o curso, da aplicação no mercado de trabalho, das responsabilidades do profissional após a sua formação, entre outros. Dentre essas informações também consta a carga horária de cada curso.

Carga horária versus duração

Carga horária é diferente de duração, pois a primeira estabelece quantas horas mínimas o curso deverá ter e isto não pode ser alterado. Já a duração pode variar bastante, dependendo do formato do curso e a quantidade de horas que é feito durante a semana, por exemplo.

Carga horária

Veja três exemplos que peguei do catálogo:

  • Técnico em Farmácia: 1.200 horas
  • Técnico em Informática: 1.000 horas
  • Técnico em Administração: 800 horas

Como podem perceber a quantidade de horas de cada curso varia de caso para caso, dependendo um pouco do eixo temático e do curso em sim. Desta forma a duração de cada um dependerá de como a escola irá fazer a distribuição das horas dentro da semana. O Senac, por exemplo costuma colocar os cursos técnicos de segunda a quinta com 3,5 horas diárias. O Centro Paula Souza, por exemplo, coloca os cursos na grade normal com aulas de segunda a sexta, logo o tempo de duração deles divergem, mas o importante é considerar que a carga horária é a mesma.

Consulte aqui o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e veja essas e outras informações.

Duração

A duração por sua vez e como já sinalizado acima pode variar bastante. Vejamos o exemplo de três escolas que oferecem o curso técnico em informática, que como vimos acima tem a carga horária mínima de 1000 horas.

A primeira Escola tem 3 horas de aula diária de segunda a sexta, o que daria 15 horas semanais.

A segunda escola tem 4 horas de aula por dia de segunda a quinta, que daria 16 horas semanais

A quarta escola tem 2 horas de aula diária de segunda a sexta, que daria 10 horas semanais.

Considerando o cenário descrito acima, para cumprir a carga horária minima seria necessário para cada escola:

  • 67 semanas para a primeira escola
  • 63 semanas para a segunda escola
  • 100 semanas para a terceira escola

Note que o que interessa é cumprir a carga horária, independentemente do tempo ou duração do curso.

Há ainda que se observar que não há problema algum se a escola optar por oferecer uma carga horária maior para um curso, o que não pode é ser menor que o mínimo. Mas supondo que uma escola entenda que 1000 horas é pouco para o curso técnico em informática e resolva fazer o curso em 1200 horas, não há problema algum.