Qual a diferença entre SEI e Sepi na Unip Interativa?

Veja também as respostas a essas perguntas: Unip de Curitiba está autorizado pelo MEC para Pedagogia a distância? Faculdade a distância na UNIP, vale a pena estudar na Unip Interativa?

Pergunta 1:

Quero fazer pedagogia com presença de apenas uma vez por semana, mas fui fazer a inscrição e não sei qual optar nesse caso se ( SEI ou SEPI). Obrigada

Patricia - São Paulo


Pergunta 2:

O polo mateus leme em Curitiba centro, esta reconhecido pelo MEC a oferecer o curso de pedagogia EAD junto da UNIP Interativa

Marilda Nepomoceno da Silveira - Curitiba Parana


Pergunta 3:

A Unip faz muita propaganda de seus cursos superiores na modalidade EAD, mas será que vale a pena estudar nesta universidade? Unip Interativa é o mesmo que UNIP, quais as vantagens de estudar a distância nesta instituição?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Patrícia: Os termos SEI e SEPI são usados pela UNIP – Universidade Paulista (não sei se outra universidade também usa) para designar as modalidades de ensino a distância da instituição.

Na Unip, SEI é Sistema de Ensino Interativo, isto é, a modalidade EAD onde os cursos são oferecidos totalmente a distância. Isto significa que você não precisa ir até um polo de apoio presencial para assistir as aulas, mas precisará ir até o polo para realizar suas provas que precisam ser presenciais.

SEPI é Sistema de Ensino Presencial e Interativo e nesta modalidade eles combinam algumas aulas presenciais (geralmente uma vez por semana) e as demais a distância. As provas também são presenciais.

A maioria dos cursos a distância estão disponíveis apenas na modalidade SEPI, já a modalidade SEI conta com alguns cursos apenas.

Luis - Limeira/SP


Resposta para a pergunta 2:

Olá Marilda.

Você mesmo poderá consultar essa e outras informações similares. Siga os passos abaixo:

1) - Acesso o catálogo de cursos superiores e instituição de ensino superior do MEC (https://emec.mec.gov.br/).

2) - No menu acima do mapa clique em Consulta Avançada.

3) - No campo "Nome ou Sigla da Instituição", digite o nome da Universidade, por exemplo: Universidade Paulista. Depois clique em Pesquisar.

4) - Note que na parte inferior será mostrado o(s) nome(s) da(s) universidade(s) encontrada(s). Clique na instituição desejada (será aberto uma nova janela/aba no seu navegador).

5) - Na parte superior, clique em Endereço.

A lista que ele mostrar são os endereços da instituição que estão cadastradas no MEC. Normalmente as grandes universidades possuem muitos endereços que são seus polos de educação a distância ou os campi presenciais.

6) - Se você clicar no endereço desejado, ele mostrará os cursos que estão cadastrados para serem oferecidos naquele polo/campi. Isto não significa que o curso esteja de fato disponível lá, mas que o MEC autorizou.

Neste mesmo site é possível consultar processos da instituição junto ao MEC. Não deixe de consultar também as Perguntas Frequentes na parte superior.

Os polos ou campi das universidades são bastante dinâmicos, com isso é possível haver alterações a qualquer momento. Portanto, eu recomendo que sempre seja feito uma consulta no site do MEC para obter informações atualizadas.


Resposta para a pergunta 3:

Eu estudei na Unip Interativa e confesso que vale a pena, mas a minha experiência com a faculdade a distância não pode ser replicada em escala para todas as pessoas, o que quero dizer com isso é que para muitos pode ser bom e para outros não. Há vários fatores que precisam ser levados em conta. Cito alguns:

A Unip é grande demais e como tudo nessas proporções fica difícil pensar em um atendimento muito individualizado. Quando eu estudei o atendimento deles não era dos melhores e para muita gente isto é um problema. Eu me virei, mas tem gente muito dependente, entendeu?

A autonomia é fundamental, seja na Unip Interativa ou qualquer outra universidade em que você vá fazer uma faculdade a distância. A modalidade é diferente, a forma de ensino e aprendizado é diferente e requer mais do aluno. Quem não tem autonomia para estudar não pode fazer faculdade a distância.

Experiência. Eu já tinha boa experiência na área em que me formei e de vida, logo, já sabia um pouco o caminho das pedras. Penso que uma pessoa muito jovem e sem nenhuma experiência poderia pensar em um curso presencial primeiro para depois se aventurar na EAD.

Por fim, creio que a Unip seja uma universidade bastante séria, mas que pelo seu tamanho e pela quantidade de alunos que ela atende é natural encontrar muita gente insatisfeita com seus cursos, sejam eles presenciais ou a distância.