Qual a diferença de supermercado e hipermercado, atacado e varejo?

Qual a diferença de supermercado e hipermercado? Mas além do tamanho deles existem outras diferenças perceptíveis que podem ser associadas a cada um deles? Existem diversos tipos de supermercados como aqueles que vendem produtos no atacado ou em embalagens fechadas e os que vendem no varejo em quantidades pequenas que as pessoas compram para usar no dia a dia.

Alguns estabelecimentos são chamados de supermercados, enquanto que outros são chamados de hipermercados. Mas além do tamanho deles existem outras diferenças perceptíveis que podem ser associadas a cada um deles?

Existem diversos tipos de supermercados como aqueles que vendem produtos no atacado ou em embalagens fechadas e os que vendem no varejo em quantidades pequenas que as pessoas compram para usar no dia a dia. Existe diferença de preço ou outras características que justifique a compra em um ou outro supermercado?

// Respostas

Estive pesquisando a base de dados Cnae da Comissão Nacional de Classificação para tentar encontrar uma justificativa mais plausível para sustentar minha resposta, mas parece que não há nada deste tipo por lá. O Cnae é uma classificação de códigos que são usadas para atribuição de tipos de empresas, ou seja, na abertura de uma empresa é necessário definir o código que melhor representa a atividade dela. O Cnae tem códigos para todas as atividades industriais, comerciais e prestação de serviços no Brasil.

Quanto a supermercado e hipermercado, não existe esta classificação por lá, o que existe são variações de comércio varejista ou comércio atacadista, sendo assim oficialmente não há diferenças entre os termos.

Mas na prática as diferenças entre supermercado e hipermercado estão relacionadas ao tamanho do estabelecimento e possivelmente a variedade de produtos que são comercializados ali. Enquanto o supermercado é de menor porte e comercializa produtos como alimentos, limpeza, bebidas, entre outros, o hipermercado tem dimensões bem maiores e pode comercializar outros tipos de produtos, como eletroeletrônicos, produtos para jardinagem, roupas, informática, entre outros.

Basicamente então teremos o tamanho e a variedade de departamentos como fatores de diferenças.

Atacado e varejo

Existe diferença sim, especialmente no preço. Normalmente os supermercados que vendem no atacado, como o Atacadão, Vila Nova, Maxxi e outros costumam trabalhar com dois preços, sendo um mais caro para produtos avulsos e outro um pouco mais barato para embalagens fechadas. A diferença não é grande, mas justifica as vezes a compra em quantidade, especialmente de produtos não perecíveis como produtos de limpeza. No entanto os supermercados que vendem no atacado costumam ser bastante movimentados e geram muita fila para pagamento no caixa, especialmente em dias e horários de pico.

Os supermercados do varejo são desenhados mais para o bem estar do cliente, sendo a opção mais indicada, por exemplo, para produtos de hortifruti, açougue e outros. O ambiente interno é mais organizado e você não corre o risco de dar de cara com uma empilhadeira subindo ou descendo um palete de produtos, como acontece nos atacados.

A diferença de preços entre eles não é grande e pode variar de produto para produto, portanto o que vale muito é fazer uma boa pesquisa de preços antes de efetuar a compra e assim descobrir onde vale mais a pena comprar.