Qual a diferença da ETEC para o SENAI, como cursos e vestibulinho?

Gostaria de saber os pontos negativos e positivos das duas para poder me decidir melhor entre elas ou uma escola particular, e saber qual delas oferece mais para o currículo.

Pergunta 1:

Gostaria de saber os pontos negativos e positivos das duas para poder me decidir melhor entre elas ou uma escola particular, e saber qual delas oferece mais para o currículo.

Leticia - São Paulo


Pergunta 2:

Quem deseja estudar de graça no estado de São Paulo pode contar com várias escolas estaduais, mas no caso de cursos técnicos e superiores de tecnologia existe o ETEC e a FATEC. Quem pode fazer vestibulinho Etec e Fatec?


Pergunta 3:

O Senai é uma das mais conceituadas escolas técnicas do país viver assim como a ETEC que é uma instituição pública do estado de São Paulo e tradicional na oferta de cursos técnicos no estado paulista. Mas quais são os cursos que o Senai oferece também a ETEC do governo de São Paulo?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

São duas escolas de enorme renome, reconhecidas pela qualidade de ensino e cm suas vagas bastante disputadas pelos estudantes. Contudo elas são diferentes no que diz respeito aos cursos que oferecem e embora alguns cursos sejam concorrentes, é preciso considerar que o Senai é uma escola da indústria e portanto seus cursos são mais direcionados para o setor industrial. Já a ETEC por ser uma escola do estado não tem um foco específico em setores da economia, mas oferece cursos em muitas áreas e é mais abrangente neste sentido.

Senai

O Senai é muito indicado se você pretende seguir carreira na indústria, pois além dos cursos serem direcionados a esta área, há uma forte integração entre escola e mercado de trabalho.

Pnto negativo? Pode existir algum pontual apenas.

ETEC

Na ETEC, além dos cursos técnicos há também o ensino médio que pode ser feito inclusive de forma concomitante, então acredito que seja muito bom para quem deseja, por exemplo se preparar para o vestibular e ao mesmo tempo fazer uma formação técnica de qualidade.

Ponto negativo? De maneira geral ou algo muito evidente, eu desconheço.

Qual é a melhor?

Acho que existirá situações melhores, cursos mais adequados, entre outras coisas, mas não dá para comparar as duas escolas que são de ótima qualidade.


Resposta para a pergunta 2:

A ETEC é a escola de nível técnico é médio da Fundação Paula Souza do Governo do estado de São Paulo e o acesso a escola se dá por estudantes que desejam fazer um curso técnico, o ensino médio ou ambos. Neste caso, o candidato precisa ter concluído o ensino fundamental para que possa prestar o processo seletivo, também chamado de vestibulinho a fim de conseguir a aprovação na vaga para um de seus cursos.

Já a FATEC é a Faculdade de Tecnologia da Fundação Paula Souza do Governo do estado de São Paulo e o acesso a esta faculdade, assim como em outras, se dá por estudantes que tenham concluído o ensino médio e sejam aprovados no processo seletivo ou vestibular. Neste caso a forma de acesso e as condições para tal são similares ao que ocorre em outras instituições de ensino superior no Brasil.

Vale lembrar que a FATEC, assim como as ETECs são públicas e portanto o ensino é gratuito a todos os alunos matriculados.


Resposta para a pergunta 3:

O Senai é a escola de formação técnica ligada à indústria no Brasil e é responsável pela formação de profissionais para atuar na área industrial nos mais diferentes níveis de atuação. Normalmente os cursos do Senai estão formatados para atender às necessidades da indústria, desta forma a maioria desses cursos tem apoio setor industrial ou está direcionado para algumas das suas atividades. Para conhecer a relação de cursos que o Senai oferece, acesse esse link: https://www.sp.senai.br/

Já a ETEC que é a escola técnica do governo do estado de São Paulo e tem uma quantidade de um curso mais diversificada e atende as áreas comerciais e principalmente de serviços. Na ETEC é possível encontrar os cursos técnicos em química, eventos, informática, administração, entre outros. Acesse este link no site da ETEC São Paulo para conhecer a relação de todos os cursos oferecido em suas unidades educacionais no estado de São Paulo.