Quais os países da América do Sul que fazem fronteira com o Brasil?

Veja quais são os países fronteiriços com o Brasil aqui na América do Sul. Quais deles fazem parte do Mercado Comum do Sul ou Mercosul, bem como outras informações das nações sulamericanas.

Pergunta 1:

O Brasil é um país continental. Esta é uma afirmação bastante comum para se referir às enormes dimensões que o Brasil tem em termos de geografia. Quais são os países que fazem fronteiras com o Brasil em toda a sua extensão pela América do Sul?

Pergunta 2:

América do Sul é a parte do continente americano que fica mais ao sul da terra e é formado por diversos países também conhecido como partes da América Latina. Quais são os países que fazem parte oficialmente da América do Sul?

Pergunta 3:

O Mercosul é um bloco econômico aqui na América do Sul é o Brasil é um dos seus principais integrantes, mas quais são os demais países que fazem parte do Mercosul tanto da versão original como atualmente?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Quanto maior é um país mais chance ele tem de ter muitos vizinhos mas isto não se aplica tanto ao Brasil fato dele ser banhado pelo Oceano Atlântico em boa parte da sua área de fronteira. Desta forma alguns países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil.

Esses países são basicamente os seguintes: Ao sul o Brasil faz fronteira com Uruguai, Argentina e também com o Paraguai. Esses três países fazem fronteiras com os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A oeste o Brasil faz fronteira com a Bolívia e Peru. Os estados Brasileiros que fazem fronteira com esses países são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

Ao norte o Brasil faz fronteira com a Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Os estados brasileiros que fazem fronteira com esses países são: Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.


Resposta para a pergunta 2:

A América do Sul é a parte do continente americano que fica mais ao extremo sul e conta com 13 países, dentre eles evidentemente o Brasil. Veja abaixo a relação dos países que fazem parte da América do Sul.

  • Brasil
  • Argentina
  • Uruguai
  • Paraguai
  • Chile
  • Bolívia
  • Equador
  • Peru
  • Colômbia
  • Venezuela
  • Suriname
  • Guiana
  • Guiana Francesa

O Brasil é o maior e mais populoso país da América do Sul e tem ainda como particularidade de ser o único com o idioma português.


Resposta para a pergunta 3:

O Mercosul criado oficialmente em 26 de março de 1991, os países que formaram o bloco original do Mercosul foram: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Em 2012 houve a inclusão da Venezuela, em função do Paraguai ter sido suspenso já que os países membros consideraram a saída do então presidente Fernado Lugo como irregular.

Atualmente existem cinco países como membros plenos que são os quatro originais (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e posteriormente a Venezuela, que em função dos graves problemas, está suspensa no bloco. Existem ainda mais cinco países associados que são: Bolívia, Chile, Equador, Colômbia e Peru. Existe ainda a possibilidade de o México e a Nova Zelândia fazer parte do bloco.

Veja outras informações sobre o Mercosul aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercosul