Que oceanos que banham a América do Sul? Diferença de mar e oceano?

Quais são os oceanos que banham os países da América do sul? Qual a diferença entre mar e oceano? Pluvial e fluvial? Veja as respostas aqui

América do Sul é cercada por diversos oceanos que tem grande importância e influência no clima e outras atividades no continente sul-americano, mas quais são os oceanos que banham os países da América do sul?

Embora pareça a mesma coisa é possível afirmar que existe diferença entre mar e oceano? E como diferenciar os termos pluvial e fluvial, ambos não se aplicam a volumes de água ou não?

// Resposta

Existe no mundo basicamente três grandes oceanos que são os oceanos Índico, Pacífico e Atlântico. Desses três, dois deles banham a América do Sul, sendo o Oceano Atlântico que banha a costa leste do continente sul-americano e atinge diretamente o Brasil, Uruguai,  Argentina, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

O outro oceano que banha o continente sul-americano é Oceano Pacífico que atinge a costa oeste do continente com incidência direta sobre o Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.

Existe ainda Oceano Glacial Antártico que fica ao extremo sul na terra e que teoricamente pode ser considerado como uma incidência no extremo sul do continente sul-americano nos países da Argentina e do Chile, mas é basicamente uma área de confluência dos oceanos Pacífico e Atlântico e alguns acreditam que pode ser considerado também como parte do Oceano Glacial Antártico.

Qual a diferença entre mar e oceano?

Quem nunca disse que tomou um banho de praia? Pois praia é a areia e mar é a água. Esta confusão é constante e muitas pessoas confundem os termos quando dizem que estão indo para a praia. Agora você já sabe que está indo tomar banho de mar e não de praia. Entenda mais sobre termos que são confundidos muito e são importantes que se saiba a grafia correta para não errar na escrita.

Mar é a extensão de água do oceano mais próximo do continente. Não existe um limite muito claro sobre quando acaba o mar e quando começa o oceano, mas eles podem ser diferenciados por fatores como temperatura, profundidade e quantidade de água.

O mar tem uma porção de água limitado, menor e fica bem próximo da praia. Ela se estende a no máximo três quilômetros distante da faixa de areia. Já o oceano possui águas mais profundas. Ambos são feitos de água salgada, mas o oceano geralmente não há contato com o continente, apenas com ilhas caso estejam no meio do oceano.

Apesar de serem bem próximos, existem peixes que vivem apenas no mar e peixes que vivem apenas em oceanos. Os tubarões, por exemplo, são peixes de oceano, mas podem ser encontrados no mar quando seus alimentos ficam escassos. Do mesmo jeito há peixes e vegetais que são encontrados apenas em mares e não saem deste limite.

Qual a diferença entre fluvial e pluvial?

Apesar de serem palavras muito semelhantes na escrita, o uso dos termos fluvial e pluvial são completamente diferentes e os usuários devem levar isso em consideração na boa escrita e no bom uso do português.

Fluvial sempre vai se relacionar a rios e para isso não há erro para diferenciar no uso das frases. Se você estiver navegando em águas fluviais, estará navegando em águas de rio sempre. Quem vive nos rios vive em ambiente fluvial. No pluvial as águas são relacionadas a chuvas sempre. Quando em sua cidade está com aumento do índice de chuvas, há um aumento do índice pluvial em sua região.

Apesar de serem palavras muito parecidas, seus usos são completamente diferentes. O uso é bastante confundido porque as pessoas costumam usar a fonética semelhante (som das palavras).

Fonte: Gramática da Língua Portuguesa