Quais os melhores horários para fazer compras no supermercado?

Fazer compras é uma complicação para muitas pessoas em função de filas, supermercados lotados, falta de vagas em estacionamentos, etc. Quais os melhores horários para fazer compras no supermercado? Comprar em supermercado de vila ou bairro é mais caro? Fazer as compras do mês em supermercados de vila ou localizados nos bairros que são geralmente menores e mais caro do que comprar nas redes de supermercados maiores?

Fazer compras é uma complicação para muitas pessoas em função de filas, supermercados lotados, falta de vagas em estacionamentos, etc. Quais os melhores horários ou pelo menos os horários mais indicados para fazer compras no supermercado sem ter de enfrentar todos os problemas citados acima?

// Respostas

De fato ir ao supermercado para fazer compras nem sempre é uma tarefa agradável, pois além dos motivos já colocados na pergunta, existe ainda o fato da superlotação nos supermercados, especialmente naqueles que vendem no atacado, gera dificuldade para transitar pelos corredores  e de encontrar os produtos que precisamos comprar. Então o melhor caminho é mesmo procurar os melhores horários e também os melhores dias da semana para fazer a compra de maneira mais tranquilo evitar dores de cabeça e desconforto desnecessário. abaixo algumas dicas que poderão ajudar nessa tarefa:

Melhores dias

Os melhores dias são certamente aqueles que estão mais distantes dos chamados dias de pico, o que ocorre geralmente em torno do dia 1º e do dia 10 do mês, já que nesse período boa parte das pessoas recebe o pagamento e é natural a corrida ao supermercado para fazer a compra do mês. Também devem ser evitados os dias de finais de semana, já que muita gente usar especialmente o sábado para fazer as compras da semana o mesmo a compra do mês.

Melhores horários

Os melhores horários são geralmente durante o dia, dependendo do supermercado da região que você for comprar geralmente no período da manhã é uma boa opção. Os piores horários são aqueles do final da tarde e à noite já que muita gente sai do trabalho e vai para o supermercado fazer compras. Se na sua cidade tiver supermercados 24 horas, considere horários de madrugada pois não é muito habitual as pessoas fazerem compras nesses horários.

Comprar em supermercado de vila ou bairro é mais caro?

Fazer as compras do mês em supermercados de vila ou localizados nos bairros que são geralmente menores e mais caro do que comprar nas redes de supermercados maiores? Existem realmente vantagens ou desvantagens entre comprar em um pequeno mercado no meu bairro do que ir a um hipermercado ou atacado, por exemplo?

Isto é bastante relativo, já que o preço dos produtos é livre e cada empresa ou supermercado pode praticar o preço que quiser. Existe, contudo uma tendência a pensar que esses supermercados de vila praticam preços mais altos que os demais e isto poderia ser justificado pelas seguintes razões:

Grandes redes de supermercados compram em enormes quantidades e com isso pagam menos e podem vender por menos. Além disso, eles têm poder de negociação muito mais forte e acabam impondo preços mais baixos nas suas compras.

Supermercados maiores podem fazer mais promoções e com isso vender mais e com isso fazer mais promoções, e o ciclo continua.

Mas os itens acima não são verdades absolutas, na verdade são hipóteses que podem acontecer ou não. Por exemplo: uma rede de supermercado pode negociar bem com os fornecedores, conseguir preços mais baixos e não repassar para os consumidores.

Supermercado de bairro

Contudo, comprar em supermercado de bairro pode ser melhor em algumas situações, especialmente se consideramos o fato deles venderem alguns produtos mais populares e com isso mais barato, praticarem a política da boa vizinhança onde o fato das pessoas serem conhecidas e manterem a fidelidade de compra pode ser traduzido em benefícios, entre outras situações.