O que é biografia e diferença entre biografia, bibliografia e autobiografia?

O que é exatamente uma biografia e para que ela serve em termos práticos? Quais são as principais informações que uma boa biografia deve conter? Veja também as diferenças entre biografia, bibliografia e autobiografia?

O que é exatamente uma biografia e para que ela serve em termos práticos? Quais são as principais informações que uma boa biografia deve conter?

Existe alguma diferença entre biografia, bibliografia e autobiografia? Em que momento podemos usar cada um desses termos e como eles são usados para descrever alguma coisa?

// Respostas

A biografia é como um a escrita da sua vida. O termo biografia vem de Bio (vida) e Grafia (escritura), desta forma, significa um relato da sua vida, seja em forma de um artigo, de um livro, de um filme, de uma música, de um poema.

A biografia é utilizada para contar a história de vida de uma determinada pessoa, se for auto-biográfico, é sobre a vida do autor, de quem escreveu a biografia.

Na biografia deve sempre aparecer os principais feitos de alguém, prêmios que ganhou, conquistas pessoais e profissionais, escolas e instituições de ensino que estudou, empresas que trabalhou, trabalhos sociais, principais criações, entre outros. É comum que se faça biografia da vida de famosos, como cantores, artistas e escritores. E também é comum que os autores peçam permissão aos famosos para escreverem sobre suas vidas, evitando assim problemas futuros na justiça.

No caso de autores, lembre-se sempre de listar as obras publicadas, com data de publicação e uma frase resumindo do que se trata a obra. O mesmo vale para músicos, artistas plásticos e outros.

Diferença entre biografia, bibliografia e autobiografia?

A biografia é a leitura de uma pessoa por outra, em outras palavras podemos dizer que a biografia é quando uma pessoa resolve descrever a vida de outra, contando sua história e definindo que em é ou quem ela foi. Geralmente é um recurso usado para a descrição de pessoas famosas e importantes em sua época e ela pode ser autorizada e não autorizada, sendo a primeira em consentimento e colaboração da pessoa biografada e a segunda sem o seu consentimento ou autorização.

A autobiografia é quando a pessoa que descreve é a mesma biografada, ou seja, é fazer um retrato de si mesmo em termos de definição, história, personalidade e outras características comuns na construção de uma biografia.

Bibliografia

Segundo o Dicionário Pliberam, bibliografia é:

  1. Conhecimento dos livros quanto ao seu valor literário e pecuniário.
  2. Catálogo das obras de um autor ou de um ramo de saber humano.
  3. Seção de uma publicação periódica, destinada ao registro ou crítica das publicações recentes.

"bibliografia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/bibliografia [consultado em 28-10-2013].

Um breve complemento é quanto a esta última definição, sendo ela muito comum em trabalhos escolares e teses quando se faz uso de texto ou material de terceiros e é necessário construir as chamadas referências bibliográficas ou a relação de livros e outras fontes que foram usadas no trabalho.