Quais documentos necessários para tirar carteira de trabalho?

Uma pessoa que precisa de tirar a carteira profissional para poder ser registrado em um emprego, precisará de quais documentos necessários para tirar carteira de trabalho?

Pergunta 1:

Uma pessoa que precisa de tirar a carteira profissional para poder ser registrado em um emprego, precisará de quais documentos necessários para tirar carteira de trabalho?


Pergunta 2:

A emissão do CPF é feita onde? Carteira de trabalho e passaporte são emitidos por qual empresa ou órgão aqui no Brasil? Onde uma pessoa deverá ir para tirar CPF, a carteira de trabalho e também o passaporte.


Pergunta 3:

Venho através deste pedir esclarecimentos sobre 2º de carteira de trabalho. Existe alguma legislação que obriga as empresas a fornecerem o carimbo do CNPJ para revalidar a carteira de trabalho, em 2º via? Consegue obter algum beneficio, como por exemplo licença maternidade no período chamado "de graça", em que a contribuidora desempregada tem o direito licença maternidade ate um período de 36 meses. Aos meus interesses gostaria de agradecer. Obrigado.

Edicarlos Ribeiro de Sousa - Mozarlandia-Go

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

As carteiras de trabalho podem ser feitas na prefeitura do seu município sem ônus. De acordo com o site do Governo Federal, você deve se apresentar ao local indicado da sua cidade com os seguintes documentos:

I. O original e cópia do documento de identificação, o qual deve constar: nome, local de nascimento e Estado, data de nascimento, nome do pai e da mãe, nome completo, número e órgão expedidor do documento. Valem Carteira de Identidade, Certificado de Reservista, Registro de Conselho de Classe, Passaporte, Certidões de Nascimento ou de Casamento.

II. Cópia e original do CPF. Vale também Folha da Receita Federal ou dos Correios com o número.

III. Comprovante do seu local de residência indicando o CEP.

IV. Se casado, deve levar certidão de casamento original. Os divorciados/separados, levam a certidão de casamento com averbação.

V. Não precisa levar fotografia. A foto é feita na hora e não deve ter nenhum custo ao cidadão.

Algumas prefeituras podem agendar o dia do seu comparecimento devido ao grande fluxo de pessoas. Verifique com antecedência como acontece o procedimento no seu município.


Resposta para a pergunta 2:

O CPF – Cadastro de Pessoa Física, carteira de trabalho e passaporte são documentos importantes para o cidadão. O CPF é obrigatório e identifica o cidadão perante a Receita Federal como contribuinte do país.

A carteira de trabalho é obrigatória para o trabalhador formal e é usado para registro de emprego nas empresas, órgãos ou para pessoas físicas. Já o passaporte é um documento opcional, mas obrigatório para quem deseja sair do país, seja para fins de turismo (situação temporária) ou mesmo para quem deseja deixar o país e estabelecer residência fixa em outra nação.

O CPF é emitido pela Receita Federal e pode ser solicitado das agências da Receita em várias cidades do país, nas Agências dos Correios ou no Banco do Brasil.

A Carteira de Trabalho pode ser solicitada nos Postos do SINE – Superintendência Nacional de Emprego. Veja aqui a relação dos Postos do SINE em todo o Brasil.

O passaporte é emitido na Polícia Federal. Veja aqui a relação de endereços onde há atendimento do órgão. https://www.dpf.gov.br/institucional/pf-pelo-brasil/


Resposta para a pergunta 3:

Edicarlos. A emissão da 2ª via da carteira de trabalho é possível em algumas situações. Segundo o site do Ministério do Trabalho, a 2ª via poderá ser emitida em caso de extravio, furto, roubo, perda, continuação ou danificação. Alguns documentos também poderão ser exigidos, como o Extrato do PIS/PASEP ou FGTS, por exemplo. Recomendo que visite o site do Ministério do Trabalho neste link onde consta todas as informações necessárias.

Luis - Limeira/SP