Quais climas predominam no Brasil? Zonas climáticas brasileiras

No Brasil existem diversos climas dependendo da região que você estiver dentro do território brasileiro, mas de todos esses quais são os climas que predominam no Brasil o que tem uma incidência maior e em boa parte do território nacional?

Pergunta 1:

No Brasil existem diversos climas dependendo da região que você estiver dentro do território brasileiro, mas de todos esses quais são os climas que predominam no Brasil o que tem uma incidência maior e em boa parte do território nacional?


Pergunta 2:

O clima de nosso país é variado por conta de diversos fatores, como por exemplo, o relevo e a extensão territorial. Mas quais os climas do Brasil e do mundo e como eles estão divididos?


Pergunta 3:

Quais zonas climáticas ou climáticas cortam o território brasileiro? Qual o impacto que cada uma dessas zonas tem em cada região do Brasil e a influência direta sobre as chuvas, temperatura e outros fatores climáticos de grande interesse a toda população em geral?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

De fato existe uma diversidade de clima no Brasil, isto acontece porque o país de dimensões continentais e do extremo sul do estado do Rio Grande do Sul até o extremo norte do país a mudança de clima é brusca, desta forma é natural a existência de diversos tipos de climas no Brasil.

Basicamente pelo fato de boa parte do país está muito próximo da linha do equador, na região norte e mais precisamente na região de floresta amazônica predomina o clima equatorial, já mas ao centro do país nas regiões centro oeste, parte do sudeste e nordeste, predomina o clima tropical.

Em partes dos sudeste e centro oeste predomina o clima tropical de altitude e no sul do Brasil o clima subtropical. Em parte da região nordeste, especialmente no interior desta região também podemos encontrar o clima semiárido que é conhecido por ser bastante seco e oferecer desafios a população em função da escassez de chuvas na região.

Veja alguns mapas do Brasil indicando a incidência desses climas: Clique aqui


Resposta para a pergunta 2:

Tipos de clima no Brasil

Equatorial - Acontece na região Amazônica, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão e está sob a ação da massa de ar equatorial continental, geralmente úmido e de ar quente.

Tropical - Compreende toda a região central do país e se caracteriza por temperaturas elevadas com estações bem definidas.

Tropical de altitude - Encontra-se nas partes mais elevadas e possui chuvas no período do verão.

Tropical atlântico ou tropical úmido - Esse clima se estende pela faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao extremo leste de São Paulo. Seu clima é quente.

Subtropical - É o clima das latitudes abaixo do trópico de Capricórnio, e compreende regiões como a maior parte do Paraná.

Semiárido - É o clima típico do interior do Nordeste, região popular como o Polígono das Secas.

Tropical Litorâneo - É o clima encontrado na parte oriental do Brasil e compreende as áreas pertos do litoral. Vale citar que este tipo de clima é influenciado fortemente pela massa de ar Tropical Atlântica, além dos ventos úmidos vindos do oceano.

Tipos de clima no mundo

Clima mediterrâneo - É um clima temperado com estação seca na época do verão.

Clima Temperado - Caracteriza-se por uma temperatura que varia ao longo do ano, com quatro estações bem definidas: verão, outono, inverno e primavera.

Clima oceânico - É o clima que acontece em áreas afastadas das grandes massas continentais e nas margens ocidentais localizadas nas latitudes altas e médias.

Clima continental - É um tipo de clima que apresenta uma temperatura média acima de 10 °C em épocas de calor, sendo que a média no mês mais frio é de abaixo de -3 °C.

Clima alpino - É um tipo de clima existente em uma área localizada a uma altitude que está acima da linha das árvores.

Clima polar - Acontece nas costas eurasianas do Ártico, ao norte do Canadá, na Groenlândia, no Alasca e na Antártida.

Clima árido - É um clima do tipo seco caracterizado pela precipitação, ou seja, volume de chuvas, menor do que a taxa de transpiração e evaporação.

Clima semiárido - É um tipo de clima definido pela baixa umidade e ainda pouco volume pluviométrico.

Clima desértico - É um tipo de clima que podemos definir por pequena quantidade de chuvas e uma enorme amplitude térmica.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_do_Brasil

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_mediterr%C3%A2neo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_temperado

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_oce%C3%A2nico

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_continental

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_alpino

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_polar

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_%C3%A1rido

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_semi%C3%A1rido

https://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_des%C3%A9rtico


Resposta para a pergunta 3:

Existem várias classificações que são feitas ao Brasil e portanto depende um pouco do tipo de classificação que você estiver adotando. Teoricamente o Brasil teria a zonas tropical, subtropical e temperada. A tropical seria bem ao norte do país onde há incidência do trópico de equador e portanto a zona climática mais quente, a subtropical seria no meio país que ficaria entre zona tropical acima e a zona temperada ao sul.

Mas existem também outras classificações que mostram outros tipos de clima no Brasil como o semiárido que ocorre no interior do nordeste brasileiro e ainda uma classificação entre tropical de altitude mais ao centro do continente é a tropical atlântica que ocupa o litoral do nordeste e sudeste do Brasil.

Veja aqui algumas imagens mostrando os climas ou as zonas climáticas do Brasil.