Quais cidades já foram capitais do Brasil e a mais antiga?

Veja também as respostas a essas perguntas: Qual a cidade mais antiga do Brasil? Quais as 20 maiores cidades do Brasil segundo dados do IBGE? Veja as respostas.

Pergunta 1:

O Brasil tem uma longa história e a sede do governo por exemplo já passou por diversas cidades desde a proclamação da república até a capital atual que é Brasília. Quais as cidades que já serviram de sedes para o governo federal e se tornar um capitais do Brasil?


Pergunta 2:

De todas as cidades brasileiras qual delas é mais antiga do país? Seria Salvador, o Rio de Janeiro ou ainda outra cidade? Porque esta cidade é a mais antiga do país?


Pergunta 3:

De todas as cidades e municípios brasileiros, quais são as vinte maiores ou as 20 e representa a maior população do país? Em quais estados estão essas cidades e como elas estão distribuídas ao longo de todo o território nacional?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Se analisarmos de maneira correta as duas cidades que foram capitais do Brasil foram as cidades do Rio de Janeiro e a atual cidade de Brasília. Isto se levarmos em conta que é uma capital só é definida a partir do momento em que temos um estado soberano e que isto só aconteceu a partir da independência do Brasil em 1822, portanto de lá pra cá as duas capitais que o Brasil teve foi Rio de Janeiro e Brasília.

Mas antes da independência enquanto o Brasil era uma colônia de Portugal a cidade de Salvador, São Luís, Belém e o próprio Rio de Janeiro também foram capitais. No caso de São Luís e Belém é  preciso considerar que houve uma época em que a colônia esteve dividida entre a repartição do norte a repartição do sul se portanto houve essas cidades que serviram como sede no governo do Brasil.  Contudo em 1822 quando houve a independência e a partir daí então ficou Rio de Janeiro como capital até 1960 quando a cidade de Brasília foi inaugurada e passou a ser a capital do país é a sede do governo federal até os dias de hoje.


Resposta para a pergunta 2:

A cidade mais antiga do Brasil é São Vicente,  município situado no litoral sul do estado de São Paulo, foi fundado em 22 de agosto de 1532 como a primeira vila fundada no Brasil. Desta forma São Vicente tem atualmente em 2014 482 anos. As cidades de Salvador e Rio de Janeiro foram fundadas posteriormente, sendo Salvador em 1549 e o Rio de Janeiro em 1565.

Com uma população de mais de 300 mil habitantes a cidade é hoje um dos principais destinos turísticos do estado de São Paulo e muito procurada nas épocas de férias, no verão quando as praias do litoral paulista ficam lotadas de pessoas que vem na capital do estado, do interior e de outras regiões do país para passar finais de semana, feriados prolongados e férias nas praias paulistas. A cidade de São Vicente fica entre os município de Santos, Praia Grande e faz parte de um complexo de cidades chamado de baixada santista.


Resposta para a pergunta 3:

Se considerarmos os dados do IBGE que atualiza a lista da população das cidades e municípios brasileiros, a lista das 30 maiores cidades do Brasil são essas que estão sendo mostradas abaixo:

  1. São Paulo/SP
  2. Rio de Janeiro/RJ
  3. Salvador/BA
  4. Brasília/DF
  5. Fortaleza/CE
  6. Belo Horizonte/MG
  7. Curitiba/PR
  8. Manaus/AM
  9. Recife/PE
  10. Porto Alegre/RS
  11. Belém/PA
  12. Goiânia/GO
  13. Guarulhos/SP
  14. Campinas/SP
  15. São Gonçalo/RJ
  16. São Luís/MA
  17. Maceió/AL
  18. Duque de Caxias/RJ
  19. Nova Iguaçu/RJ
  20. São Bernardo do Campo/SP
  21. Teresina/PI
  22. Natal/RN
  23. Campo Grande/MS
  24. Osasco/SP
  25. João Pessoa/PB
  26. Santo André/SP
  27. Jaboatão dos Guararapes/PE
  28. Contagem/MG
  29. Uberlândia/MG
  30. São José dos Campos/SP

Esses dados foram considerados com base em uma atualização do IBGE de 2007 e portanto alguma possível mudança de posição pode ter ocorrido de lá até aqui, mas provavelmente a lista permanece sendo a mesma.

Para pegar dados atualizados não só das 20 maiores cidades do Brasil, bem como de todas as cidades, basta acessar o site do IBGE através deste link: https://www.cidades.ibge.gov.br/