O que vem a ser um bloco econômico e quais deles o Brasil participa atualmente? Quais as vantagens que esses blocos proporciona aos países participantes?
// Respostas
Primeiramente precisamos definir o conceito de “blocos econômicos” os blocos econômicos são uma espécie de acordo intergovernamental, que por vezes podem fazer parte e serem conseguidos por meio de uma organização intergovernamental, onde a base principal do acordo costuma ser o fato de que as barreiras comerciais serão reduzidas ou eliminadas entre os países participantes do bloco.
Apesar de realizar negócios com diversos países mundo afora e ter tratados e outras alianças, o Brasil até o momento apenas participa mais ativamente de um único bloco econômico denominado de Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul). Inicialmente este bloco econômico, contava com a participação dos seguintes países, a saber: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
A Venezuela foi aceita como o mais novo membro ativo e participante do Mercosul, mas está atualmente suspensa por conta de toda a situação política no país.
Quais são os principais blocos econômicos existentes?
MERCOSUL: O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi criado em 1991. É o maior bloco econômico do Hemisfério Sul, formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai.
União Europeia: Efetivada em 1992, a União Europeia é o bloco formado pelos países europeus e um dos principais modelos de blocos econômicos.
APEC: Formada em 1993 por vários países do Continente asiático, a APEC (Cooperação econômica Ásia-Pacífico) é o principal bloco da Ásia.
Comunidade Andina de Nações: Criado em 1969, esse bloco, anteriormente chamado de Pacto Andino, é formado por quatro países: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
ASEAN: Associação de Nações do Sudeste Asiático foi criada em 8 de agosto de 1967 pelos países do sudeste asiático (Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos, Camboja).
SADC: Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral foi criada em 17 de outubro de 1992 por 15 países da região sul da África.
BRICS: Não chega a ser um bloco econômico, mas um ajuntamento de países com alguns interesses e características similares. O BRICS é a sigla de letra inicial dos nomes dos países membros, sendo: B (Brasil), R (Rússia), I (Índia), C (China) e S (África do Sul, já que em inglês seria South African).
Dentre outros