Quais bancos fazem cartão BNDES e quais lojas o aceitam?

Qual a diferença entre BNDES e Finame para financiamento de empresas? Quais bancos fazem cartão BNDES e quais lojas o aceitam este cartão como forma de pagamento?

Pergunta 1:

O Cartão BNDES é bastante útil no sentido de financiar a produção de uma maneira geral, mas quais bancos fazem cartão BNDES e quais lojas o aceitam este cartão como forma de pagamento?


Pergunta 2:

O BNDES é um banco como os demais ou é um tipo especial de banco que é usado apenas para financiamentos para empresas? O termo FINAME também aparece associado a financiamento de empresas e neste caso qual seria a diferença entre eles?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Os bancos que fazem cartão BNDES são: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federa, Banrisul, Itaú, Sicoob e o BRDE. As bandeiras são Elo, Cabal, Mastercard e Visa.

Diversas são as lojas que aceitam o cartão BNDES, eis aqui algumas delas:

0 Microtools Tablet, a 1.2 Informática, 100% fixo, 1001 móveis, 2 Irmãos Materiais, 2000 Atacadista, 2001 Telecomunicação, H Fort, H Trade Brasil, HardPlus, M.A. Móveis, M.M. Continental, etc.

Para conferir todas as lojas que aceitam o cartão BNDES, confirma no link: https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/PaginasCartao/Catalogo.asp?Acao=RBA&RP=R

Todas as lojas ai citadas podem vender com o cartão, apenas é vedado a compra e venda de mercadorias entre lojas integrantes do mesmo grupo.

São mais de 2 mil itens permitidos para a compra (ver WWW.cartaobndes.gov.br). Os itens vão desde computadores, até caminhões. Ainda é possível comprar com o cartão BNDES: aço, insumos, embalagens, peças para veículos, serviços de impressão, serviço de modelagem e design, cursos de línguas, qualificação profissional, entre outros.


Resposta para a pergunta 2:

O BNDES o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que é um banco público da esfera federal destinado ao financiamento de projetos de investimentos, aquisição de máquinas e equipamentos, entre outros recursos necessários para empresas Brasileiras na fabricação de produtos ou na prestação de serviços. O BNDES faz o financiamento para empresas com opções de pagamento em longo prazo visando fortalecer as empresas para terem condições de competir no cenário local e internacional.

A Finame (Agência Especial de Financiamento Industrial) é uma empresa pública federal que tem por objetivo:

  • I - atender às exigências financeiras da crescente comercialização de máquinas e equipamentos fabricados no País.
  • II - concorrer para expansão da produção nacional de máquinas e equipamentos, mediante facilidade de crédito aos respectivos produtores e aos usuários.
  • III - financiar a importação de máquinas e equipamentos industriais não produzidos no País.
  • IV - financiar e fomentar a exportação de máquinas e equipamentos industriais de fabricação brasileira.

Outras informações sobre o BNDES ou a Finame podem ser obtidas no site: https://www.bndes.gov.br