icone

Quais atividades burguesas a igreja considerava pecado?

Quais atividades burguesas ou da burguesia a igreja considerava pecado e de alguma forma combatia ou colocava sérios empecilhos?

 

Quais atividades burguesas ou da burguesia a igreja considerava pecado e de alguma forma combatia ou colocava sérios empecilhos?

PG – PG

// Respostas

A igreja era dona de muitas terras e se beneficiava dos tributos feudais, mas condenava a prática comercial dos burgueses. Para a igreja, o comércio era a causa da infelicidade dos alemães, nas palavras de Lutero. E mais ainda, a igreja considerava que o diabo era o pai de todo tipo de comércio e o papa teria dado a aprovação.

A usura e o lucro foram também considerados pecado pela igreja, a mesma tinha um pensamento calcado no feudalismo. Já os burgueses não concordavam com esse pensamento, junto a eles, somavam-se os reis e os nobres feudais, que também estavam descontentes com as práticas abusivas da igreja. Para estes últimos, a igreja queria roubar suas valiosas terras.

As atividades de lazer também foram durante tempo consideradas pecado pela igreja, desde atividades simples como ir ao teatro e contemplar obras de artes. Com o descontentamento da burguesia, do povo – porque  a igreja lhe cobrava impostos, dos senhores feudais e dos reis, surge então o movimento da reforma.



 

Outras Perguntas Frequentes: