Quais as vantagens de colocar os filhos na escola particular?

Quantidade de alunos por sala e na própria escola, material didático, regras e comportamentos, entre outros. Veja algumas das vantagens de colocar os filhos na escola particular.

Colocar as crianças pequenas em escolas públicas ou particulares? Existe alguma vantagem de colocar os filhos na escola particular e ter de bancar os altos custos da mesma para as crianças estudarem?

// Respostas

Muitos reclamam da alta taxa de impostos existentes no Brasil, pois pagamos impostos constantemente e estes deveriam ser usados para a melhora dos serviços públicos oferecidos à população, dentre eles a educação que é um direito de todos. Contudo sabemos que a educação vai mal no Brasil. Quando o assunto é educação básica então as coisas ficam mais sérias ainda, com escolas públicas mal estruturadas, com problemas sérios no interior das escolas e não poucas as reclamações de professores que têm muita dificuldade em trabalhar com alunos já nos primeiros anos de vida.

Alternativas

Isto leva as pessoas a procurarem alternativas para a educação básica, colocando seus filhos em escolas particulares na esperança de solucionar ou pelo menos minimizar esses problemas tão evidente nas escolas públicas. O custo é alto e ele é duplo, pois pagamos os impostos para financiar a educação e depois precisamos pagar a educação que não foi financiada de maneira adequada.

Vale a pena a escola particular?

Do ponto de vista financeiro é bastante complicado para várias pessoas, pelos motivos já exposto acima. Mas no ponto de vista prático ele é necessário e aqueles que podem fazer devem usar de todos os meios e esforços possíveis para manter seus filhos em uma escola particular.

Abaixo estão algumas vantagens da escola particular em relação à escola pública, principalmente na educação básica onde atenção à formação educacional é mais importante:

  • A quantidade de alunos por sala é geralmente menor cisto ajuda o professor a dar mais atenção aos alunos.
  • O ambiente escolar é mais bem monitorado, permitindo um controle mais efetivo de quem entra e de quem está dentro da escola, não só dentro da escola como na entrada e saída também.
  • A escola consegue programar de maneira mais efetiva as famosas regras educacionais e comportamentais que os alunos devem se submeter.
  • O material didático e o método educacional geralmente proporciona no aproveitamento melhor dos alunos.
  • A própria cultura dos pais nesses ambientes é mais ativa, cobrando soluções da escola frente a possíveis problemas e exigindo qualidade na educação que estão pagando.
  • Entres outros motivos

Pública versus particular

Creio que a vantagem da escola particular para quem está pensando em Enem e vestibulares mais concorridos seja o fato dessas escolas oferecem mais preparo para este tipo de prova. As escolas particulares normalmente são as que apresentam melhores resultados em tais exames. Em parte isso acontece pelo fato delas atraírem os melhores alunos, mas em parte pode ser também pela preparação que elas oferecem para os alunos.

A escola pública é bem variada e é difícil fazer uma generalização. Normalmente ela enfrenta muitos problemas que são bem conhecidos de alunos, professores e por aqueles que de alguma forma estão ligados a educação. Mas há boas escolas públicas, embora geralmente o preparo para vestibulares de ponta deixe a desejar na maioria dos casos. Acho que a vantagem aqui é o fato de ser gratuita, mas se você pode pagar uma escola, não pense duas vezes.