Quais as series do ensino fundamental? Eu posso fazer médio junto?

O que é o ensino fundamental no Brasil e quais são as séries escolares que fazem parte deste chamado ensino fundamental? Qual a relação dele com o primeiro e segundo grau que era mais conhecido antigamente?

Pergunta 1:

O que é o ensino fundamental no Brasil e quais são as séries escolares que fazem parte deste chamado ensino fundamental? Qual a relação dele com o primeiro e segundo grau que era mais conhecido antigamente?


Pergunta 2:

Olá gostaria de saber se eu conseguiria estudar o ensino fundamental e médio pelo EJA juntos ou seja, fazer uma prova destinada ao dois anos?

Também gostaria de saber se, poderia de acontecer de eu fazer o Médio sem ter o fundamental, e ser aprovado no exame final?

Weslley Pereira - Vitoria ES


Pergunta 3:

Quero saber onde faço supletivo a distância na região da sé em São Paulo quero terminar os estudos

Tem 36 anos e pretendo mim formar, parei na 5 serie

Joelma de Jesus Morais - São Paulo

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

O ensino fundamental é o nome dado o período da escola regular que corresponde 1º ao 9º ano sendo do 1º ao 5º conhecido como os anos iniciais do ensino fundamental e do 6º ao 9º ano como anos finais. Antigamente ele era conhecido como o primeiro grau e este ia da primeira à oitava série, mas atualmente aumentou um ano e agora vai até o 9º ano de ensino.

Desta forma o ensino fundamental está dividido então em duas partes sendo:

  • 1º ao 5º ano - anos iniciais
  • 6º ao 9º ano - anos finais

O aluno que conclui o ensino fundamental deverá segui para o ensino médio que é o antigo 2º grau e é composto por três anos letivos.


Resposta para a pergunta 2:

Não é possível fazer o ensino fundamental e médio ao mesmo tempo, afinal um é pré-requisito para o outro, ou seja são níveis sequenciais e portanto não haveria como isto ser feito.

Já a questão de fazer o ensino médio pelo EJA sem tem o fundamental é meio complicado, mas me parece que existe esta possibilidade. Veja bem, não estou afirmando nem dizendo que isso é o ideal e que você deva fazer isto, mas certa vez ouvi uma professora afirmar categoricamente que não havia mais a necessidade de uma pessoa terminar o ensino fundamental para fazer o médio na modalidade EJA. O que eu tenho certeza é que para crianças é obrigatório.

Eu fiz algumas pesquisas para tentar encontrar a base legal para isso, mas realmente não encontrei, então isto pode não ser verdade. O que eu aconselho você a fazer é procurar orientação em uma escola pública de sua cidade que ofereça a modalidade EJA, assim eles terão a base legal para afirmar se é necessário ou não terminar o fundamental no EJA para ter acesso ao ensino médio.

Independente de poder fazer ou não eu recomendo você terminar o ensino fundamental para depois estudar no ensino médio. É melhor assim, pois agrega mais conhecimento.


Resposta para a pergunta 3:

Existem alguns sites que oferecem o curso supletivo do ensino fundamental e ensino médio na modalidade a distância, mas eu não conheço nenhuma dessas escolas eu também não recomendo, sem antes uma análise criteriosa de como está procede e se de fato essa escola está autorizada pelo Ministério da Educação e à secretaria estadual de educação para oferecer esse tipo de cursos na modalidade a distância. Cuidado, pois existe muita coisa falsa por aí.

Antes de você pagar mensalidade de um curso supletivo ou EJA - Educação de Jovens e Adultos na modalidade a distância é muito importante que você consulte a secretaria estadual de educação do seu estado para verificar se essa escola pode mesmo fazer esse tipo de oferta, caso contrário não compre nada.

Além disso, eu recomendo você frequentar uma escola do estado que oferece o supletivo EJA na modalidade presencial e também na modalidade semi presencial.