Quais as melhores cidades para estudar em universidades no Brasil?

Existe no Brasil o conceito de cidade universidade? Ou seja, cidades onde as universidades sejam proeminentes a ponto de tornar a cidade como sinônimo de educação superior?

Existe no Brasil o conceito de cidade universidade? Ou seja, cidades onde as universidades sejam proeminentes a ponto de tornar a cidade como sinônimo de educação superior? Quais as melhores cidades para estudar em universidades no Brasil?

// Respostas

Não é possível afirmar que o Brasil tenha cidades com grandes opções para estudantes a ponto de afirmar que são cidades universitárias, ou seja, não temos uma Boston aqui no Brasil. No estado de São Paulo, onde estão concentradas a maioria das universidades brasileiras e também algumas das mais conceituadas do pais há alguns destaques, como:

São Paulo

A capital paulista é talvez a cidade com mais opções para quem deseja fazer faculdade no país. USP, UNESP, Federal de São Paulo, PUC-SP, Makenzie, Unip, FGV, ESPM, Uninove e mais uma lista grande de outras universidades e faculdades complementam o quadro na capital. São Paulo é de longe a cidade que oferece o maior número de vagas em instituições de ensino superior no Brasil.

Campinas

Campinas é também um grande destaque em função da presença da Unicamp, uma das maiores e mais bem conceituadas universidades brasileiras. Mas a cidade tem outras opções, especialmente particulares. Em Campinas está a sede da Unicamp que é a Universidade Estadual de Campinas, uma das maiores e mais importantes do país. Mas a cidade também conta com outras instituições de renome, como a PUC Campinas, Makenzie, Unip e outras.

São Carlos

São Carlos é sede da UFSCar, a Universidade Federal de São Carlos e também de um campi da USP, sem contar outras opções. A cidade tem presença muito forte de estudantes de várias partes do país. Cidade polo de alta tecnologia e quem grandes contribuições no campo da pesquisa em universidades.

Minas Gerais

Outro estado que é referência em educação superior é Minas Gerais, isto graças a uma grande quantidade de universidades federais. Minas é o estado que concentra o maior números de universidades federais. Assim, surgem boas opções no estado, como pode ser visto abaixo:

  • Belo Horizonte: Capital do estado e lar de uma das maiores populações do Brasil, BH é também um destino importante para quem deseja uma formação superior. É na cidade que está a sede da famosa UFMG, a Universidade Federal de Minas Gerais, uma das maiores e mais conceituadas do país. Além de outras opções.
  • Juiz de Fora: Em Juiz de Fora temos a UFJF, a Universidade Federal de Juiz de Fora que também atrai alunos de várias partes do país e faz da cidade um bom destino para estudantes universitários. Vale lembrar que a cidade é considerada de médio a grande porte com boa infraestrutura não só de educação.
  • Uberlândia: Considera popularmente como a capital do Triângulo Mineiro, Uberlândia é sede da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, que junto a outras instituições locais fazem da cidade uma opção muito procurada no triângulo e em estados vizinhos, como Goias, por exemplo.
  • Ouro Preto: A histórica, bela e turística cidade mineira é um dos destinos mais conhecidos quando o assunto é turismo e história, afinal a cidade é símbolo da chamada Inconfidência Mineira e com suas dezenas de igrejas históricas, casarões e museus, fazem dela um destino imperdível. Mas Ouro Preto também se destaca na educação superior com a UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto.
  • Viçosa: Assim com outras cidades do interior do estado, Viçosa também tem uma federal, a também conhecida UFV - Universidade Federal de Viçosa que é muito conhecida Brasil a fora.
  • Uberaba: Na terra do Zebu, temos a UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro que também recebe alunos de várias partes do país.
  • Lavras e Itajubá: Nas cidades do sul do estado temos a UFLA - Universidade Federal de Lavras e a UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá. Duas cidades que também são boas opções para estudar.

Capitais

Com exceção de São Paulo em outros estados as opções estão basicamente concentradas nas capitais, desta forma fica muito concentrado as alternativas de educação superior no Brasil. Além das cidades citadas e das capitais, alguns destaques também podem ser atribuídos a:

  • São José dos Campos/SP
  • Marília/SP
  • Ribeirão Preto/SP
  • Bauru/SP
  • Ouro Preto/MG
  • Uberlândia/MG
  • Juiz de Fora/MG
  • Santa Maria/RS
  • Londrina/PR