Quais as linhas imaginárias cortam o Brasil e o globo terrestre?

O que são linhas imaginárias, para que elas servem e quais as linhas imaginárias existem na terra? Existe alguma delas que passam pelo Brasil e se sim em qual parte do país?

O que são essas linhas imaginárias? Quantas existem e quais dessas linhas imaginárias que cortam o Brasil? Onde exatamente elas passam e se é possível ver algum sinal dela nesse local?

// Respostas

Como o próprio nome sugere as linhas imaginárias foram criadas para dividir a terra em  hemisférios ou criar grandes divisões para efeitos de geografia e estabelecer limites imaginários como zonas climáticas, entre outras características. Existem seis ou sete linhas imaginárias, dependendo de como você enxerga a questão. A sétima seria a linha internacional da data.

Dessas seis ou sete linhas imaginárias, duas apenas passa pelo Brasil sendo a primeira delas Trópico do Equador que passa no extremo norte do país e que divide a terra em hemisfério sul e hemisfério norte. Portanto o Brasil é um dos poucos países do mundo que estão nos dois hemisférios da terra embora a maioria esteja no hemisfério sul, a uma pequena parte do país  está na verdade no hemisfério norte.

A segunda linha que passa pelo Brasil trópico de capricórnio que corta os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Ele divide as zonas climáticas Tropical de Zona Temperada do Sul.

Quais as linhas imaginárias existem na terra?

Basicamente existem seis linhas imaginárias que cortam a terra criando algumas divisões e  estabelecendo importantes limites geográficos imaginários. Antes de mais nada é preciso deixar claro que essas linhas não existem na prática e  você não terá nenhuma evidência física dela se for até o local onde elas passam, no máximo encontrará alguns monumentos destacando onde passa determinada linha, mas apenas isso.

As duas linhas imaginárias mais fortes são: Trópicos do Equador é o Meridiano de Greenwich.

  • O primeiro divide a terra em dois hemisférios sendo norte e sul: O Equador recebeu este nome em homenagem ao país Equador, pois esta linha corta aquele país. Sua importância é grande para a geografia e também para a meteorologia, sem contar outras ciências. A linha do Equador é onde o sol se alinha perfeitamente com a terra nos equinócios da primavera e do outono.
  • O segundo também divide em dois hemisférios sendo lado ocidental lado oriental. Esta divisão é mais política, não tendo assim grande relevância para a questão científica. Talvez a maior contribuição para a ciência seja a questão do fuso horário, que conseidera esta linha como sendo a hora zero, também chamada de UTC-0 ou GMT-0.

Além essas duas linhas, existem ainda o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer que são paralelas ao Equador, o Trópico de Capricórnio passa mais ao sul e o Trópico de Câncer mais ao norte estabelecendo os limites daquilo que se chamamos de áreas temperadas. Os dois últimos trópicos são chamados de Círculo Polar Ártico que fica o extremo norte e Círculo Polar Antártico que fica ao extremo sul.

Poderíamos considerar ainda mais uma linha imaginária que a linha internacional da data, onde se separa a hora zero onde se inicia a contagem de horas no sistema de fuso horário. Veja que algumas imagens relatando mostrando a posição dessas linhas imaginárias no globo terrestre

PS: Como já visto acima, o Trópico do Equador eu Trópico de Capricórnio passa pelo Brasil.