Profissão Técnico em Radiologia, mercado de trabalho e salário

Como é a profissão de Técnico em Radiologia? Como é o mercado de trabalho, formação necessária e salário de quem trabalha como Técnico em Radiologia?

O profissional técnico em Radiologia é sem dúvida de grande valor para a sociedade, pois atua em um setor de grande importância na saúde. Mas como é esta profissão? Quais são os desafios, oportunidades e perspectivas no mercado de trabalho? Veja a opinião de quem é da área.

// Respostas

Trabalho na área de radiologia faz 12 anos como auxiliar de radiologia. Pretendo fazer este curso de técnico.  A área é muito boa! Espero obter uma resposta para que eu possa fazer este curso pois pretendo me aprimorar na minha área. Porque não posso mais perder tempo. Preciso uma ajuda de como fazer este curso com menos custos. Aguardo resposta. Obrigado

LEONIDAS LINHARES RIBAS JUNIOR - CASTRO/PARANA


Gostaria muito de exercer a profissão, pois a muito tempo estou interessada porém, não tenho condições de pagar. Gostaria muito de saber como faço para me inscrever. Também quero muito ter a oportunidade de poder participar desde curso técnico e espero que vocês me deem essa felicidade. Atenciosamente.

Alcione Ribeiro de Almeida - São Paulo - SP


Pretendo fazer o Curso de Técnico em Radiologia, mas fiquei um pouco decepcionada com um dos comentários q dizia para desistir pq nessa área os hospitais preferem mais homens. Gostaria de mais opiniões sobre isso. Eh verdade isso? quem já trabalha no ramo poderia me passar essa informação? Obrigada!!!

ANDREA - Maringa PR


Olá Clodoaldo. Pois é, trabalho há 12 anos como auxiliar de radiologia, já trabalhei dentro da área como câmara escura(revelação), atualmente estou trabalhando com laudo de raios-x diretamente com médicos de radiologia. Estou aprendendo muito com os médicos pois são eles que dão o provável diagnóstico dos raios-x! Trabalho faz 12 anos concursado na área, só não fiz o curso porque infelizmente estou comprometido na parte financeira, mais tarde vou fazer o curso pois acho interessante e também por estar na área. O conselho que dou é se você achou interessante faça o curso e se está na área melhor ainda. As oportunidades não faltam, mais já te digo que não é fácil pois é muito concorrida esta área, por que trabalha apenas 04 horas e você tem oportunidade de trabalhar em outra empresa ou hospital para ganhar mais uns trocos. Fique de olho nos concursos que estão saindo na área. É isso aí garoto um abraço. Leonidas Junior - castro-paraná

LEONIDAS JUNIOR - CASTRO-PARANA


Classe muito desunida! não brigam por seu direitos e aceitam trabalhar por salários abaixo do que é regido pela lei! nunca fazem movimentos para melhorar a classe e os conselhos só servem para cobrar anuidade e mandar uma caneta no começo do ano! como pode uma pessoa trabalhar com radiação e químicos para ganhar as vezes menos de R$800, veja o exemplo da FHEMIG(estado de minas) paga para os técnicos em radiologia somente R$700,00, é um absurdo! o conselho sabe e não faz nada, e eles não pagam a famosa insalubridade de 40%! portanto amigo se vc quiser ser técnico em radiologia esteja preparado para não ser valorizado, concorrer com os tecnólogos(eu sou), com biomédicos e ainda por cima os auxiliares de enfermagem que fazem nosso serviço! (vá ao hospital joão XXIII em BH, você vai ver uma auxiliar de enfermagem trabalhando), portanto não jogue seu dinheiro fora, faça um curso de bacharelado, porque técnico/tecnólogo em radiologia você vai precisar muito da ajuda de de Deus!

Wanderson da Costa e Silva - São Romão MG


A profissão em si é boa gostei muito de trabalhar na área, só que eu trabalhava como coringa (pessoa que cobre o plantão dos outros sem ser cadastrado na empresa). e muito difícil de arrumar vaga na área tem que ter QI (quem indique). De tanto tentar desisti cheguei a trabalhar 1 ano em um hospital estadual do Rio de janeiro, decidi partir para outra profissão que é a segurança do trabalho e é uma área que vem crescendo muito e na qual eu ja estou atuando.

Bruno - Rio de janeiro/RJ


Como curso técnico é excelente, tanto pelo ambiente de trabalho, como pelo tempo de serviço e como trabalho em si mesmo. Isto é trabalhar com o concreto(chapas radiológicas, anatomia e contrastes).

Paulo Roberto Vieira - Garopaba-SC


Trabalhar pouco, se cuidar, gostar do que faz, ser feliz, e curtir suas horas com quem você ama.

sirley negri - sertãozinho -sp


Eu trabalho com técnicos de radiologia e sei nque é muito bom,pretendo fazer,mas também ja ouvir falar que na área hospitalar eles dão preferencias para homens, pois mulher pode engravidar e correr o risco de pegar fortes radiações, isso é verdade? alguém pode esclarecer

FABIANA - BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS


Eu já fiz minha matricula no curso de técnico de radiologia, eu espero que de tudo certo, vou TENTAR, agora se não der certo se eu não conseguir alcançar meus OBJETIVOS vou procurar outro curso ou mesmo fazer uma faculdade em outra área. Sei que é muito concorrido mesmo o processo seletivo. Não sabia que as clinica e hospital dão preferencia para contratar HOMENS nessa profissão, fiquei preocupada!

thais - Guarulhos/SP


Meus caros, sou um exemplo de profissional, que já exerci a profissão e já fui concursado nesta área. A frustração foi tão grande, que desisti da profissão de técnico/tecnólogo em radiologia. Formação deficiente, demanda desordenada, baixos salários e principalmente, péssimos profissionais atuando e ótimos fora por falta de oportunidade. Esta é pelo menos uma realidade que vivenciei enquanto trabalhei aqui no rio. Hoje estudo e atuo numa universidade federal do estado, estou muito mais resolvido tanto profissionalmente, como financeiramente porque abri meus olhos a tempo.

Eduardo - Rio de Janeiro


Então tenho 18 anos , ouvi minha tia comentar que radiologia é uma boa área comecei a pesquisar e vi que realmente é boa!, mais estou com um pouco de receio de investir nela pois em cada pessoa que toco no assunto diz uma coisa diferente diz que não vou poder ter filho, que não dá dinheiro que não há disponibilidades no mercado de trabalho. Já outras dizem que é bom fazer que "dá dinheiro" e que outros problemas acontecem querendo ou não ! Então com tudo isso fico muito confusa pois quero muito fazer a facu, mais estou com receio, pois com tantos boatos quem não estaria. Me ajuuudem ! ( :

Larissa - são paulo


Eu estou cursando o tecnólogo na universidade UNINOVE em Sp, ainda não atuo na área mas estou adorando o curso. Apesar de dizeres de que a área é fechada para mulheres, este curso oferece um leque de opções na área, radiologia não se baseia somente em hospitais. É óbvio que é necessário uma pós para melhoria de salário, por isso aconselho a quem quer fazer o curso, fazer o superior (Tecnólogo) pois oferece mais opções de área de atuação sem falar na pós-graduação que conta muito. =D

Thays Mello - São Paulo


Sou técnica em radiologia a mais de dois anos e até agora não consegui nem uma entrevista de trabalho. Não me arrependi de fazer o curso pois foi ótimo mais como profissão já estou desistindo.

Dinalva Barbosa - sp


Olá, a 3 anos conclui o curso,corri atras e nunca consegui uma oportunidade,vale a pena para quem já trabalha na área ou tem indicação forte para entrar em alguma clinica ou hospital. tem preconceito sim contra mulheres,pelo fato da gestação,ouvi do técnico de um grande hospital de ctba. Desisti da área,me arrependo sim de ter feito o curso, pois foi ?suado?para pagar tudo. Se tivesse feito outro curso poderia estar empregada com uma profissão e estabilidade.

cristina - curitiba PR


Bem a minha opinião é a seguinte eu já estou formado em Técnico em Radiologia Médica desde 2010 e almenos consegui alguma oportunidade na área e não só foi eu meus amigos que se formarão ao mesmo tempo que eu não conseguiram engrenar na área, Bem eu estou realmente a dizer que foi um desperdício ter feito esse curso é muito difícil conseguir trabalhar nessa Profissão..

Tiago de Paula Araújo - São Paulo


Bom estou a procura de informações sobre a área de radiologia, o que vejo na verdade são pessoas frustadas porque não consegue oportunidade de trabalho e a área é muito restrita, não sei o que fazer, porque colocar um investimento alto e não surgi retorno é difícil.

TATIANA POLIDORO - Caieiras


Acho uma boa profissão mais tenho um pouco de receio pois dizem que não esta num bom momento e não é muito bom para mulheres.

viviane aparecida dos santos - são paulo


Vejam, quem faz somente o técnico e nada mais. Nunca será bem sucedido, pois é necessário se especializar muito: mamografia, ressonância e claro procurar ter amizade com as pessoas QI(quem indique). Espero ter sucesso e não me decepcionar, pois antes de pensar em desistir, pretendo rastrear todas as oportunidades por amigos, jornais, internet em fim mudarei até de cidade de for necessário. Pois amo radiologia. Desejo sorte para aquelas pessoas que realmente amam radiologia.

anny riann serra - fortaleza,ceara


Eu vou fazer a faculdade de radiologia. estou confiante que irei atuar na área de radiologia. Deus está no controle de tudo, eu vou conseguir eu creio.

andrea cristina - S.P


Eu estou cursando o técnico estou otimista espero em deus que já deu tudo certo pois minhas notas estão boas e já trabalho na área da saúde então espero que seja mais fácil o emprego na área pra quem esta cursando sejam perseverantes e não desistam esperem em Deus

maria rosiane - Maringá PR


Eu acho que vai de cada pessoa. O mercado de trabalho hoje em dia está competitivo. Você tem que se destacar, batalhar, correr atrás de seus objetivos, fazer o seu diferencial satisfazendo as necessidades do cliente, que é o paciente. Sempre inovando. Esse sim é um profissional que toda empresa quer.

Mariana - Teresina


Muito difícil de arrumar emprego me formei a 3 anos e fiz especialização em mamografia! Maior mafia! Tem que ter Qi no mínimo Muito índio pra pouco cacique! Muita gente cursando pra pouca oportunidade

Marcia - São paulo/Santo André


O ruim é que arrumar emprego nesta área é muito difícil .

Bruno Silva Reimberg de Andrade - são Paulo


Olá! Tenho uma paixão enorme por radiologia médica, e gostaria de atuar nessa área, mais gostaria de saber se é necessário o curso de tecnólogo e porque? Obrigada

Tárcyla - Recife/Pernambuco


Posso dar minha opinião agora que me acabei de me formar, ainda vou pegar meu diploma.  Mas não estou feliz confesso , nunca me imaginei estar nesta situação Um sentimento de incerteza e só mesmo com a ajuda de Deus pra conseguir algo da área de radiologia, moro no interior de São Paulo e me arrependi muito de ter ingressado nesse curso , se pudesse voltar atrás com certeza não faria esse curso de RADIOLOGIA pois além de super concorrido você pode sofrer consequências pela radiação , óbvio se vc não se cuidar, sou mulher pra piorar e não tenho nenhum filho , pretendo ter. Mas nessa área fica um pouco complicado =/ Foi tempo perdido, dinheiro gasto, preocupações. Foi tanto arrependimento que um alerta eu digo Não entre nesse curso a menos que tenha um QI muito forte Não entre Com a ilusão de ganhar bem e trabalhar pouco. Teria feito Análises clínicas muito melhor É muita galera se formando , mal eles sabem oque esperam. E outra coisa Tecnólogo baixando carteira pra Técnico pois ambos fazem as mesma coisa E tecnólogo custa caro pra hospital/ clínica do que um Auxiliar ou técnico. Portanto Fiquem Atentos! Respondendo a ultima pergunta Dentro da área de radiologia existem atualmente técnico 1 ano e meio uns 300,00 em média Tecnólogo dura 3 anos uns 600,00 em média E medicina radiologia , médico especializado em radiologia Médico Radiologista , este sim ganha bem , porém faculdade de mínimo uns 10 anos , custa muito caro

Karen - São Paulo