icone

Profissão: Psicanalista, mercado de trabalho e salário

Como é a profissão de Psicanalista? Como é o mercado de trabalho, formação necessária e salário de quem trabalha como Psicanalista?

 

Como é a profissão de Psicanalista? Como é o mercado de trabalho, formação necessária e salário de quem trabalha como Psicanalista?

PG – –

// Respostas

Para mim o trabalho psicanalítico é realizador! Eu ia dizer “encantador”, mas quero evitar algum possível equívoco. É muito gratificante poder possibilitar às pessoas o (re)encontro de seu próprio caminho, ou das chaves que abrem suas próprias portas. O psicanalista faz isso usando as ferramentas da teoria de base freudiana, seja elas essencialmente freudianas (será possível?), winnicottianas, kleinianas, lacanianas, bionianas, etc. e etc. Sou professor (pedagogo) e estou terminando uma pós-graduação na área da Educação, mas pretendo organizar meu tempo de forma a poder voltar a atender. Nelson Gervoni

Nelson Gervoni – Campinas, SP


“…sejaM elas essencialmente freudianas…” Desculpem! Errei na conjugação do verbo “ser”. Seria um “ato falho”? Bem, Freud explica! Me perdoem, mas tenho que repetir tudo novamente, pois o sistema de envio não permite menos que 300 caracteres. Para mim o trabalho psicanalítico é realizador! Eu ia dizer “encantador”, mas quero evitar algum possível equívoco. É muito gratificante poder possibilitar às pessoas o (re)encontro de seu próprio caminho, ou das chaves que abrem suas próprias portas. O psicanalista faz isso usando as ferramentas da teoria de base freudiana, sejam elas essencialmente freudianas (será possível?), winnicottianas, kleinianas, lacanianas, bionianas, etc. e etc. Sou professor (pedagogo) e estou terminando uma pós-graduação na área da Educação, mas pretendo organizar meu tempo de forma a poder voltar a atender. Nelson Gervoni

Nelson Gervoni – Campinas, SP


O curso de Psicanálise é de extrema importância em Moçambique, dado que há muitas pessoas que precisam de se encontrarem consigo mesmas. A guerra que devastou o País deixou sequelas quase irreparáveis, que com esse curso, acredito que ajudarei os meus co-cidadãos a experimentarem a sua auto-realização. Crianças órfãs diabulando nas ruas das nossas cidades precisam de uma orientação mais substancial e equilíbrio social. A tarefa de reencaminhar alguém para uma direcção segura e de auto confiança, precisa de pessoas preparadas de maneira que tornem o quase inútil na sociedade o mais valioso e prestador de serviços a sua sociedade, bem como o mundo inteiro. A sua imagem é o que importa mais do que o pequeno desvio emocional que em alguns momentos passamos. Acredito no poder terapeutico da psicanálise.

Tomas Zefanias – Beira/Mocambique


Sempre estive no meio piscanalitico…Estive em contato com o meu “eu” interior desde criança; Bem, estou vendo a possibilidade de iniciar o curso de piscanalise, mas me vem a seguinte pergunta: Devo começar comigo mesma, me entender, me ouvir, me analisar…rsrs (risos) o ser humano eh de fato uma caixinha de surpresas, uma hora estamos bem, outra nem tanto, quase depressivos… ah, o fato eh que a analise pessoal deve ser feita antes de tudo, e então depois iniciar com outras pessoas. Minha gente que não é boa, porque o ser humano não é bom, Boa sorte ai nessa profissão que exercem ou exercerão…-Lee Maria- 20 anos

Lee Maria – joão pessoa,PB


Iniciei o curso de psicanalise neste ano de 2013 e a cada aula me encanto com as descobertas realizadas, de certo que ainda estou bem no inicio mas já me envolvo totalmente sei que muitos livros irei ler, mas é como se eu fosse uma criança a cada momento revelado e um prazer e me leva a querer descobrir cada vez mais,sou pedagoga, e percebo a cada momento o tesouro que estou guardando, para que num futuro próximo possa dividir essa fortuna com pessoas que realmente necessitam dessa riqueza.

Zilda – São Paulo


boa noite, gostaria de saber tudo o que é preciso para exercer a profissão de psicanalista? desde já agradeço sua atenção!

Marcelo Marques – Canoas



 

Outras Perguntas Frequentes: