Profissão de advogado. Carreira de direito tem idade para começar?

Como é a profissão de Advogado - Direito Público e Civil? Como é o mercado de trabalho, formação necessária e salário de quem trabalha como Advogado - Direito Público ou Direito Civil?

Pergunta 1:

Olá, tenho 25 anos estou pensando em fazer a faculdade de direito seria muito tarde para exercer a profissão ou isso não importa em relação a idade ou tempo. Obrigado.

Leonardo - Belo Horizonte Minas Gerais


Pergunta 2:

Como é a profissão de Advogado - Direito Público e Civil? Como é o mercado de trabalho, formação necessária e salário de quem trabalha como Advogado - Direito Público ou Direito Civil?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Sua preocupação com a idade faz sentido pois em muitas carreiras profissionais quanto antes você começar melhor e em outros casos há uma espécie de “limite de idade” para que um profissional possa entrar naquele mercado ou até permanecer. Não é o caso do profissional de direito, pois até onde eu sei uma das coisas que mais valoriza um advogado é exatamente a experiência dele e ai a pouca idade pode até atrapalhar um pouco.

Em profissões como médicos, advogados, professores, entre outros, o fator experiência conta muito e portanto com 25 anos de idade não é nem de longe uma idade avançada para começar um curso de direito.

Uma pessoa conhecida minha fez o curso de direito há poucos anos quando estava já preste a se aposentar, ele terminou o curso e poucos anos depois se aposentou e agora começou a exercer a profissão de advogado após os 50 anos de idade.

O que vai contar mesmo é a sua dedicação ao estudo e trabalho. Leve em conta que a quantidade de pessoas acima de 30 ou 40 anos que está voltando para a escola é grande e isto é muito bom para todos. Vá em frente e sucesso em sua carreira profissional.


Quero agradecer a resposta foi fundamental, pois o exemplo dado foi um incentivo para estudar, então é só dedicar. Parabéns a vocês o site é ótimo.

Leonardo - Belo Horizonte Minas Gerais


Resposta para a pergunta 2:

O Direito Público, pode ser definido de muitas formas, dependendo do texto que se imprimir. Público é tudo aquilo que dá ideia de todos, de domínio de todos, que pertence a todos. A ideia é de uso coletivo, não pode ser considerado único ou individualmente, presta-se ao uso de todos: exemplo: Praça pública.

O Direito Público, pode ser também uma parte do Direito em si, um seguimento ou individualização do bem de sociedade de classe de um povo de uma população.. e nesta ideia tem se o Direito Privado: relativo a uma pessoa, ou aquela pessoa, ou bem particular de um único dono.

Como poderíamos dar um exemplo do Direito Público, simplesmente o Direito Penal, é público porque interessa à sociedade, é de interesse de todos da coletividade da união das pessoas, em seu bem estar.

O Direito do Trabalho, é público ou Privado.

Muitos defendem suas teorias a respeito de ser privado por se tratar de relação de Patrão e Empregado, outros defendem a teoria de ser a própria C.L.T. uma instituição de natureza Pública e atendendo aos apelos das duas correntes, entendo ser este ramo do direito, tanto Público como Privado, cada um por sua vez e a cada tempo, sendo portanto indivisível a tal título.

próximo tópico, o salário do advogado.

O advogado,começa plantando como um agricultor seus processos que na maioria das vezes darão frutos sem data prevista.

as ações de cunho indenizatórias, Trabalhistas Juizados Especiais e outras não são cobradas de início, ou seja como nas ações de separação, inventários e declaratórias se cobra do cliente com base na tabela da OAB.

Assim, de início é muito difícil a advocacia, somente se estabilizará com o decorrer do tempo, geralmente depois de dois anos de militância, começa o causídico a ter uma renda razoável.

O Mercado de Trabalho é imenso é muito bom, pois neste País, que não respeita o Direito adquirido, O Consumidor, os abusos e maus serviços prestados pela maioria das instituições públicas e privadas, fazem emergir milhões de causas na justiça.

VITOR MAURO GALATI - Rio de Janeiro


Importante o exercício desta profissão no sentido de orientar os leigos nesta profissão. As vezes dificulta os tramites legais devido a morosidade da justiça. Além de ser advogado tem que ser um pouco psicólogo para explicação perante o cliente. Depende de vários fatores para que o processo desenvolva no curso normal.

Paulo Roberto Correa - Rio de Janeiro


O Direito Civil é um dos ramos mais complexo e abrangente do Direito, em razão da diversidade de ritos, procedimentos e natureza das ações nele envolvidos. Ademais, o Direito Civil, exige dos operadores do Direito, estafantes pesquisas e estudos de doutrina e jurisprudência, para fundamentar os pedidos iniciais, as contestações e recursos.

Gilbert Matos Brown - Indaiatuba SP.


tenho 41 anos de idade e gostaria de fazer o curso de Direito para ingressar na área jurídica, ser um advogado; juiz de direito; promotor;delegado de polícia etc. porém devido a essa minha faixa etária (41 anos) talvez seja um pouco tarde para mim, não para estudar, mas para seguir alguma carreira na área desse. Gostaria de uma opinião sincera. um abraço a tds.

rogerio - itapetininga sp


Olá Rogério td bem ? Vou começar a cursar direito e estava com muita insegurança, tenho 23 anos mais conversei com pessoas da área e estou certa do que quero ser advogada. Bom na minha opinião se quer seguir a carreira e no momento tem essa oportunidade não desista por causa do tempo e da sua idade sua experiência de vida contará muito mais que sua idade pense nisso abraço luana

luana - salvador