Posso ter duas contas no mesmo banco: Uma salário e outra normal?

A conta salário é um tipo de conta aberta para a finalidade de a pessoa receber seu salário apenas? É possível fazer outras movimentações financeiras nesta conta?

Eu tinha conta salario em uma empresa, ao me desligar da empresa eu mantive a conta e a mesma se torou corrente. A atual empresa que trabalho abriu uma conta salário mesmo banco, agencia diferente. O Banco quer que eu encerre a corrente. Não quero encerrar pois eu movimento e tenho cartão de crédito e talão de cheque. o que devo fazer?

Erica - São Paulo

// Resposta

A conta salário é um tipo de conta especial onde a principal característica é o fato de você não pagar nada pela manutenção da mesma, desde que ela seja feia nos trâmites legais. Quando você sai de uma empresa, a conta salário pode ser mantida, como aconteceu no seu caso e poderá movimentada como conta corrente normal, como você está fazendo, só que neste caso certamente você deverá estar pagando pela manutenção da mesma.

Quando a segunda conta é perfeitamente normal também já que você está em outra empresa. Mas a pergunta que faço é: Porque você não optou por usar sua conta antiga e voltá-la a condição de conta salário, mesmo que fosse de outra agência?

Mas como isso não foi feito vamos a sua pergunta sobre a exigência do banco em encerrar a conta antiga para manter apenas a conta salário. Neste caso parece não fazer muito sentido a tal exigência visto que o Banco Central diz outra coisa sobre encerramento de conta por parte do banco. Veja o que diz um trecho da posição do Bacen:

Por ser um contrato voluntário e por tempo indeterminado, uma conta bancária pode ser encerrada por qualquer uma das partes envolvidas. Quando a iniciativa do encerramento for do banco, ele deve:

  • comunicar o fato a você, solicitando-lhe a regularização do saldo e a devolução dos cheques por acaso em seu poder;
  • anotar a decisão na ficha-proposta.

O banco deverá encerrar a conta se forem verificadas irregularidades nas informações prestadas, julgadas de natureza grave, comunicando o fato imediatamente ao Banco Central.

Veja a íntegra aqui: https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos1.asp#9

Como visto no texto acima, apenas em casos de irregularidades das informações o banco poderia tomar a decisão de encerrar a conta, mas, como o próprio texto também diz, ambas as partes tem autonomia para pedir o encerramento e neste caso o melhor a fazer e perguntar ao seu gerente qual o real motivo da solicitação, assim ficará mais fácil entender o caso.

Posso escolher o banco para receber o salário?

A conta-salário é um tipo de conta destinado a recebimento de salário, pensão, aposentadorias ou similares. De acordo com a regulamentação do Banco Central do Brasil a conta-salário não pode receber outros tipos de depósitos ou ser movimentada por cheques, por exemplo.

O uso da conta deverá ser feita para fins de operações com cartão, como pagamentos, saques, transferências e entre outras operações.

Esta possibilidade existe já que a conta o banco onde você terá sua conta-salário é definida pela empresa onde você trabalha, mas agora você pode pedir a transferência para outro banco. De acordo com as informações do Banco Santander, para você transferir o recebimento é necessário preencher o Termo de Transferência de Salário e entregar no banco onde você costuma receber o salário. As informações sobre isso estão disponíveis neste link.

Resumo rápido sobre a conta-salário:

  • Quem pode abrir: A empresa firma convênio com um banco e portanto ela poderá abrir a conta.
  • Movimentação de cheques: não pode.
  • Posso escolher o banco para receber o salário: sim
  • Cobrança de tarifas de manutenção: Não. A conta-salário não pode ter cobrança desse tipo.
  • Outras cobranças: O banco pode, contudo cobrar por outras operações.