Posso fazer universidade federal e um curso técnico simultaneamente?

Veja algumas perguntas e as respectivas respostas sobre cursar uma faculdade, especialmente no âmbito federal e um curso de nível técnico ao mesmo tempo. Isto é possível e quais as implicações para esses casos?

Pergunta 1:

Passei na universidade federal da Pb com a nota do ENEM através do Sisu, com essa mesma nota consegui aprovação para um curso técnico pelo Sisutec. Posso os dois simultaneamente?

Ana Carla - BAYEUX


Pergunta 2:

Me inscrevi no Prouni para fazer graduação a distância em Pedagogia, e me inscrevi em um curso técnico em Radiologia pelo Sisutec, se eu conseguir as duas bolsas, poderei cursar os dois cursos já que um é superior e o outro é técnico

ANNE CAROLINE CANINDE DA SILVA - CEARÁ-MIRIM


Pergunta 3:

Passei no SISU para um curso em uma universidade ESTADUAL mas posso me matricular em um curso técnico em universidade particular?? isso pode ser possível??

Artur Gusmão - Campina Grande - PB

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

O site do SISU não disponibiliza da informação e portanto fica difícil afirmar se pode ou não. Mas a julgar  pela lógica acredito que não seja possível fazer faculdade pelo SISU e um curso técnico pelo Sisutec simultaneamente. Esta afirmação parte do princípio de que não é possível você estudar em uma instituição pública pelo SISU e gozar de uma bolsa do Prouni para uma instituição particular. Embora o Sisutec e SISU sejam ambos do governo e portanto público, existe a questão da demanda e se você faz dois cursos públicos ao mesmo tempo, outro aluno vai deixar de fazer porque você está usando duas vagas. Mas esta é uma opinião e não uma informação oficial.

Mas pra você confirmar a informação recomendo você ligar no 0800 616161 o que é o telefone Ministério da Educação e atende a população de uma maneira geral no que diz respeito aos diversos assuntos da educação superior e outros níveis do Brasil.


Resposta para a pergunta 2:

Teoricamente isso seria possível, como você bem disse um é curso superior e o outro é de nível técnico e portanto eles não concorrem diretamente entre si. Mas o problema acontece em que ambos os casos são financiados pelo governo federal e parece que existe uma regra do governo de que uma pessoa não poderá receber dois benefícios ao mesmo tempo e desta forma se você for aprovado nos dois casos certamente você terá que optar por um deles já que o governo não irá bancar a sua faculdade com uma bolsa do Prouni e ao mesmo tempo bancar um curso técnico com uma bolsa no Sisutec.

Pelo menos esta é a minha opinião é baseado nesta regra do governo e com isso o Prouni e o Sisutec não podem ser feitos ao mesmo tempo, acredito que depois que você terminar um dos programas talvez aí sim você consiga o outro, mas de forma concomitante ou ao mesmo tempo parece que o governo não aprova.


Resposta para a pergunta 3:

Acredito que não exista nenhum problema, afinal você irá estudar em uma instituição particular e não pública. Se fosse em outra faculdade pública poderia haver problema. Veja esta questão que peguei do sistema de perguntas frequentes do site do SISU:

2.8 - Estou atualmente matriculado em uma instituição de ensino superior, posso concorrer novamente?

Sim, caso tenha feito o Enem requerido para a edição. Caso seja uma instituição pública, ressaltamos que o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, conforme regulamentado pela Lei nº 12.089 de 11 de novembro de 2009.

Observe que não é possível manter matriculado em duas vagas em instituições públicas, mas sendo uma delas particular, creio que não haveria problemas.  Mas dá uma olhada com mais calma neste link para ver se encontra alguma coisa relacionado: https://sisu.mec.gov.br/