Posso fazer eliminação de matéria e um curso técnico?

Os cursos de nível técnico permitem que seja feito a eliminação de matérias ou o aproveitamento de matérias feito previamente em outros cursos? Como funciona este processo?

Pergunta 1:

Gostaria de fazer um técnico de segurança mais não concluir o ensino médio estou fazendo eliminação de matéria tem como fazer os 2 ao mesmo tempo

Maria Ednamara Santos - são vicente


Pergunta 2:

Comecei um curso de edificações técnico e não conclui por por minha citação financeira não me favoreceu pois a mensalidade aumentou agora estou concorrendo a um vaga no Sisutec na mesma instituição que fiz o primeiro módulo caso eu seja selecionado posso eliminar matérias já que tenho essa carga horária concluída?

junio - belo horizonte minas gerais

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

A eliminação de matéria em curso técnico é prevista é possível sim, bem como em outros níveis educacionais como a própria educação superior que também prevê a possibilidade do aluno fazer a dispensa de algumas matérias uma vez que ele já tenha estudado em outra instituição ou em outro curso que já tenha feito. Contudo não existe um critério único para a definição de quais matérias podem ser eliminadas e portanto não há uma regra específica para determinar qual é a situação de dispensa do aluno irá terminar o conhecimento. Quando um aluno deseja fazer a eliminação de matéria em um curso técnico ele precisa procurar a instituição onde ele estuda e certamente haverá um estudo de caso para verificar se você de fato já estudou aquela matéria ou você tem o conhecimento prévio necessário para garantir que a dispensa seja possível é legal.


Resposta para a pergunta 2:

Independente de ser pelo Sisutec, os cursos de nível técnico normalmente são passíveis de você fazer eliminação de alguma matéria ou conteúdo que você já tenha aprendido, pois está previsto em lei e vale para todos os cursos de nível técnico assim como outros cursos inclusive nível superior. A questão da eliminação de matérias é contudo um assunto um pouco complexo a sua definição, afinal é necessário haver uma comprovação de que você já cursou aquela matéria ou que já possui o conhecimento necessário do assunto que será tratado e portanto não haveria a necessidade de estudar aquilo que você literalmente já sabe.

Portanto cabe à escola onde você irá estudar definir quais os critérios usados para avaliar o conhecimento e fazer a dispensa daquela matéria do curso técnico em outro curso qualquer. Portanto não existe uma regra de como é feito a dispensa de determinadas matérias sem levar em consideração a análise que a própria escola deverá fazer do aluno.